INDEA-MT

Prazo para comunicação de estoque de bovinos em MT encerra nesta quinta-feira (15)

Produtor rural que não fizer a atualização, fica impedido de comercializar animais, exceto para abate

Termina nesta quinta-feira (15) o prazo para que produtores rurais atualizarem o seu estoque do rebanho bovino junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). Criadores de aves e suínos também devem realizar a comunicação do número de animais.

A campanha de atualização do estoque de animais nas propriedades teve início em 1º de maio, e foi estendida até o fim da primeira quinzena de junho. Além de ser obrigatória, no caso da pecuária bovina ela também substitui a vacinação contra a febre aftosa no estado.

Já os produtores rurais das espécies de búfalos, cabras, ovelhas, cavalos, jumentos, mulas, abelhas e peixes, também podem atualizar o quantitativo junto ao Indea, porém nesta etapa, não é obrigatória.

Desde o início do mês de maio, o produtor rural que não faz a comunicação da quantidade de animais de sua propriedade, não consegue realizar a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), ficando impedido de comercializar os animais, exceto para abate.

Além disso, aquele que não realizar o informe da sua propriedade ao Indea, fica sujeito a penalidades como aplicação de multas, que podem chegar a R$ 6 mil.

Como realizar a comunicação

Para realizar a atualização do rebanho e dados cadastrais, o produtor rural tem a opção de ir pessoalmente ao escritório do Indea mais próximo (clique aqui para acessar as localizações) ou fazer a comunicação de estoque pela internet, no módulo do produtor.

O Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Integrado de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, para que o produtor tenha acesso ao módulo do produtor está disponível no site do Indea, no link https://www.indea.mt.gov.br/servicos?c=6098838&e=8523067. O termo deve ser levado ao Indea para obter o login e senha de acesso.

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Editado por: Alexia Oliveira*, de Cuiabá (MT)

*Sob supervisão: Viviani Petroli