ATENÇÃO

ALERTA: ciclone extratropical e tempo severo causado por frente fria nos próximos dias

Algumas regiões do país têm risco de receber mais de 120 mm de chuvas, além de granizo e vendaval

alerta de ciclone e tempo severo

A partir do próximo sábado (2), uma nova frente fria avança pelos três estados da região Sul. Até o fim do dia, o sistema vai chegar a áreas do Sudeste (São Paulo e Minas Gerais) e do Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul e Goiás).

Além de chuvas volumosas, com mais de 120 mm, a frente fria traz risco de queda de granizo e de rajadas de vento acima de 50 km/h nessas áreas.

Esse período mais úmido deve favorecer o surgimento de doenças fúngicas nas lavouras do Sul, que já foram castigadas por vendavais, granizo e geada nas últimas semanas.

Ciclone na sequência

Porém, os riscos de tempo severo não se limitam ao sábado. No domingo (3), um sistema de baixa pressão que atua no norte da Argentina, Paraguai e Bolívia deve se deslocar para o Centro-Sul do Brasil, dando origem a um novo ciclone extratropical. Ele deve atingir principalmente Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, entre domingo e quarta-feira (6).

Para Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, centro-sul de Goiás, São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o alerta é de tempestades em decorrência do ciclone. Essas áreas devem ser atingidas entre segunda (4) e quarta-feira.

Também para o período, há alerta para a possibilidade de queda de granizo, raios e rajadas de vento que podem ultrapassar 80 km/h.

Tanto a frente fria que atua no sábado quando o ciclone extratropical trazem risco de acamamento das lavouras de milho segunda safra, trigo e algodão, além de poderem danificar áreas de hortifrútis, feijão terceira safra e café. Criadores de aves e suínos devem ficar atentos para possíveis danos às estruturas das granjas.

___________________

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.