Auditores fiscais agropecuários retomam operação padrão Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Nacional

Auditores fiscais agropecuários retomam operação padrão

Os auditores fiscais federais agropecuários vão cumprir os prazos regimentais e seguirão trabalhando por oito horas diárias

A operação-padrão iniciada no final de dezembro do ano passado pelos auditores fiscais federais agropecuários, em todo o Brasil, foi encerrada em março, mas retomada nesta segunda-feira (2).

Segundo o Anffa Sindical, a mobilização não vai paralisar as atividades da categoria.

Auditores fiscais agropecuários, autocontrole sanitário
Foto: Anffa Sindical

“No entanto, em função do acúmulo de serviço e da falta de pessoal, os auditores fiscais federais agropecuários vão cumprir os prazos regimentais e seguirão trabalhando por oito horas diárias, mas sem turnos extras não compensados ou remunerados e sem almoços estendidos de três horas, que os obriguem a permanecer mais tempo no ambiente de trabalho”, diz a entidade.

“A reestruturação da carreira, pleiteada pelos auditores agropecuários, compreende a reposição das perdas da inflação e defasagem salarial de mais de cinco anos. Também inclui a realização de concurso público para carreira, que hoje sofre com o déficit de pessoal, de 1.620 auditores”, explica.

Diante deste cenário, “o Anffa Sindical esclarece que o reajuste de 5%, anunciado pelo governo federal, não repõe a defasagem salarial da carreira”, complementa.

Auditores agropecuários

Os auditores fiscais federais agropecuários são servidores de carreira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

São responsáveis por garantir a saúde animal, a sanidade vegetal e a qualidade e segurança dos produtos agropecuários que chegam até o consumidor final, seja no Brasil ou no exterior.

Atuam nos portos, aeroportos e postos de fronteira, nos campos de produção, nas empresas agropecuárias, nas cidades, nos programas de desenvolvimento agropecuários elaborados pelo Mapa, nas negociações internacionais, entre outros ambientes ligados a atividades agropecuárias.

Sair da versão mobile