COMBUSTÍVEIS

Biodiesel: Ubrabio repudia decisão da ANP sobre importação

No texto, a entidade afirma que a decisão resultará em “efeitos nocivos” à economia do Brasil

biodiesel, Abiove
Foto: Abiove

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) divulgou nota nesta quinta-feira (23) repudiando a aprovação da resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que regulamenta a importação de biodiesel para uso na mistura obrigatória ao óleo diesel. No texto, a entidade afirma que a decisão resultará em “efeitos nocivos” ao Brasil, em razão da importância socioeconômica e ambiental do biodiesel.

De acordo com a resolução aprovada, cada distribuidor de combustível pode importar até 20% do volume total adquirido de biodiesel para a mistura obrigatória.

“A regulamentação intempestiva da importação, além de criar entraves para a transição energética, pode gerar uma competição predatória por parte dos players internacionais – esses, fortemente subsidiados no campo da exportação e sem o compromisso com as obrigações legais e sociais seguidas pelas usinas nacionais”, traz a nota.

A Ubrabio termina o informativo apelando ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) pela reversão da decisão “para assegurar segurança jurídica do setor e o interesse nacional”.