Conab fiscalizará criadores beneficiários do Programa de Vendas em Balcão | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Conab fiscalizará criadores beneficiários do Programa de Vendas em Balcão

Fiscais do órgão vão vistoriar tamanho do plantel dos criadores e conferir a utilização de milho comprado através do mecanismo que dá acesso aos estoques oficiais

Fonte: Roberta Silveira/Canal Rural

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vão visitar os beneficiários do Programa de Vendas em Balcão, até o fim de maio. Os fiscais irão vistoriar, ao todo, 91 criadores de pequeno porte dos Estados do Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

Durante as visitas, os fiscais irão conferir a veracidade das informações cadastrais do beneficiário, como tamanho do plantel. Neste item, a variação pode ser de até 10% para suínos, caprinos, bovinos e bubalinos e de até 15% para aves e codornas. Segundo a Conab, por meio de comunicado, os técnicos irão conferir a utilização do milho comprado por meio do programa, destinado à alimentação de animais. 

A partir das vistorias, as informações de cadastro podem ser atualizadas pela Conab. Caso os fiscais verifiquem alguma irregularidade grave, é aberto um processo para averiguação e, confirmada a fraude, o beneficiário pode ser suspenso do programa. Até o fim do ano, todos os estados brasileiros que operam o Vendas em Balcão serão fiscalizados em duas ocasiões.

O Programa de Vendas em Balcão tem como objetivo permitir que os criadores e as agroindústrias de pequeno porte tenham acesso aos estoques oficiais do governo em igualdade de condições com os médios e grandes criadores, por meio de vendas diretas a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais. 

Sair da versão mobile