Confira as principais picapes apresentadas no Salão de Los Angeles

Evento traz modelos reformulados de Ford e GM, além de lançamentos da Jeep e de uma startup de carros elétricos

Nos dez primeiros meses deste ano, a venda de carros em geral subiu apenas 0,6% nos EUA. Já no caso das pickups, esse percentual salta para 17,6%, de acordo com o site de acompanhamento de mercado Kelley Blue Book. Isso justifica o fato de, ao lado dos automóveis de luxo, as picapes serem as grandes estrelas do Salão do Automóvel de Los Angeles, nos EUA.

Aberto para o público nesta sexta, dia 30, o evento dura até o próximo dia 9. Entre novas versões de velhos conhecidos e a volta da Ranger ao mercado americano, os maiores destaques foram uma picape elétrica e um modelo lançado pela Jeep. Confira os lançamentos.

Rivian R1T

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Desenvolvida por uma statup (nova empresa de tecnologia) da cidade de Plymouth, Michigan (EUA), a Rivian R1T é 100% elétrica. Com visual futurista garantido pelo sistema de iluminação, a picape possui quatro motores elétricos com 199 cavalos cada um. Eles proporcionam força de sobra para que o veículo transporte 800 kg de carga e vá de 0 km/h a 96 km/h em, no máximo, 4,9 segundos.

O comprimento de quase 5,5 metros sugere uma picape média, mas os 2 metros de largura e os 3,5 metros de entreeixos permitem que a Rivian R1T ofereça uma cabine com espaço de gente grande.

O modelo topo de linha vem equipado com uma bateria de 180 kilowatt/hora. Com carga completa, ela permite uma autonomia de impressionantes 640 quilômetros. O preço nos EUA foi definido em US$ 61 mil, com incentivos fiscais que retiraram US$ 10 mil do valor final. A chegada ao mercado americano está prevista para 2020.

 

Jeep Gladiator

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A grade dianteira não deixa dúvidas: esse veículo que marca a volta da Fiat/Chrysler ao mercado das picapes médias é um Jeep. Equipado com um motor V6 de 3,6 litros, o modelo entrega 285 cavalos. A picape pode vir com um câmbio manual de seis marchas ou com um automático de oito velocidades.

Com tração nas quatro rodas, a Gladiator consegue transportar 726 kg de carga e puxar um reboque de até 3,5 toneladas. Quem enfrenta terrenos mais acidentados e precisa de mais torque deve esperar até 2020, quando chega ao mercado a versão 3.0 turbodiesel.

O lançamento da Jeep chega ao mercado para brigar com concorrentes de peso, como a Chevy Colorado, Ford Ranger, Nissan Frontier e Toyota Tacoma.

 

 

Ford Ranger FX4

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Depois de sete anos fora do mercado americano, a Ford Ranger voltou em grande estilo a Los Angeles. Tanto que ela está sendo exibida sob uma grua, para que os visitantes possam conferir os sistemas de suspensão e tração, os pontos fortes do novo modelo, segundo o fabricante.

Equipada com o pacote FX4 Off-Road, a picape vem com sistema de gerenciamento de terreno, controle Trail para os pisos mais acidentados, suspensão reforçada, protetores de carroceria e pneus prontos para encarar as pistas mais inóspitas. Até o momento, a Ford americana revelou apenas uma motorização. Ela será a gasolina, com propulsor 2.3 EcoBoost e transmissão automática de dez velocidades.

 

Chevy Silverado 1.500

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Essa picape grande ficou ainda maior e, apesar disso, perdeu peso. Tudo para diminuir a distância em vendas que a separa da Ford F-150, a líder do segmento. Com 172 quilos a menos, o modelo-base vem equipado com um motor de quatro cilindros, turbo, capaz de gerar 310 cavalos. Com essa potência, a picape pode puxar facilmente um reboque de até 3,2 toneladas.

O modelo é oferecido em seis combinações de motor e transmissão, com propulsores V6 e V8 disponíveis. Os preços nos EUA vão de US$ 32 mil a US$ 57 mil.  

 

Chevy Colorado ZR2 Bison

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Com essa picape, a meta da Chevrolet é atingir o coração do amante de aventuras 4×4. Para tanto, associou-se à empresa American Expedition Vehicles, que já desenvolveu modelos “casca-grossa” para a RAM. O resultado mais notável da parceria é a proteção total com placas que cobrem cárter, tanque, transmissão e diferenciais.

A Bison vem equipada com o motor turbodiesel Duramax 2.8. O câmbio é automático de seis velocidades. Com essa combinação, a picape entrega 188 cavalos de potência. O modelo é oferecido em versões com várias opções de cabine. Com esses atributos, a Chevrolet espera ganhar espaço num mercado em que a Toyota brilha como as picapes Tundra e Tacoma.