Tempo

Confira como ficam as chuvas e as temperaturas em outubro

As projeções climáticas da Climatempo indicam que outubro vai ter chuva acima da média em boa parte do Brasil

As projeções climáticas da Climatempo indicam que outubro vai ter chuva acima da média em boa parte do Brasil. Especialmente entre o centro e leste de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia, a tendência é das precipitações superarem o valor esperado para o mês. Por outro lado, o Sul do país deve responder a uma característica típica do La Niña, com chuva abaixo da média.

+ Como será a primavera em 2022? Confira a previsão do tempo

As temperaturas devem ficar, em média, acima do normal, principalmente no Rio Grande do Sul, e em parte do Nordeste e do Norte. Enquanto isso, a tendência é de temperatura abaixo do esperado para o período — a previsão é para que isso ocorra, por causa da nebulosidade, em ao menos quatro estados: Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Chuva no primeiro sábado de outubro

pancadas de chuva - fim de setembro
Foto: Freepik

O primeiro sábado de outubro será de chuva no Norte, com temporais no Amazonas e oeste do Pará, com possibilidade de granizo e chuvas isoladas nas demais áreas da região. O tempo fica firme e quente no sul de Rondônia e no Acre e em todo o Tocantins.

No Nordeste, chuva volumosa e tempo fechado no sul da Bahia; chuvas rápidas no litoral leste e do Maranhão e tempo aberto com baixa umidade relativa do ar no interior nordestino, com muito calor. Chuvas irregulares no leste e norte de Mato Grosso e sobre Goiás e o Distrito Federal, com tempo firme nas demais áreas do Centro-Oeste.

No Sul, o sábado (1º) será de ventos moderados em todo o leste da região, mas com a chuva diminuindo e o tempo abre entre o oeste do Paraná até a fronteira oeste gaúcha. A chuva mais volumosa e temporais, além de rajadas de vento e queda de granizo são previstos ainda sobre o Sudeste.

Previsão para o dia da eleição

josé cruz - agencia brasil - urna - propostas para o agro dos 12 candidatos à Presidência da República
Foto: José Cruz/Agência Brasil

No domingo (2), dia da realização do primeiro turno das eleições gerais do país, a formação de uma área de baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo traz chuva forte em pontos do oeste e sul de Minas Gerais, centro sul, nordeste e leste de São Paulo, além do litoral, e sobre parte do estado do Rio de Janeiro. No Sudeste, o tempo abre apenas no Espírito Santo, mas com bastante nebulosidade.

Há risco de chuva volumosa no Amazonas, no Acre e em Rondônia. Chuvas rápidas, intercalada com dia bastante ensolarado e quente, na costa nordestina. Sol entre poucas nuvens no interior do Nordeste, no Tocantins, em todo o leste do Pará e no nordeste de Mato Grosso. Tempo aberto também entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e o sul do Brasil, mas com temperaturas amenas. Os temporais aumentam em Minas Gerais na segunda-feira (3).