Eleições

Veja os últimos números das pesquisas Ibope e Datafolha antes do 1º turno

Jair Bolsonaro continua liderando nas duas pesquisas, atingindo 40% dos votos válidos no Datafolha e 41% de acordo com o Ibope; confira todos os cenários

Foram divulgadas neste sábado, dia 6, as últimas pesquisas de intenção de voto dos institutos Datafolha e Ibope para a corrida presidencial.

No Datafolha, os últimos números antes do primeiro turno das eleições trouxeram Jair Bolsonaro (PSL) com 40% dos votos válidos  – descontados nulos e brancos ou eleitores indecisos. Fernando Haddad (PT) tem 25% e Ciro Gomes (PDT), 15%. Geraldo Alckmin (PSDB) está com 8% e Marina Silva (Rede) e João Amoêdo (Novo) com 3%.

Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) aparecem com 2% das intenções de votos válidos. Guilherme Boulos (PSOL) e Cabo Daciolo (Patriota) têm 1% cada um. Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.

O levantamento ouviu 19.552 eleitores em 382 municípios, na sexta-feira (5) e no sábado (6). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo e está registrada na Justiça Eleitoral.

Votos totais

No levantamento de votos totais (considerados brancos, nulos e os indecisos), os resultados são: Bolsonaro tem 36%, Haddad, 22%; Ciro, 13%; Alckmin, 7%; Marina, Amoêdo, 3%; Alvaro Dias e Meirelles, 2%; Cabo Daciolo e Boulos, 1%; Vera Lúcia, João Goulart Filho e Eymael não pontuaram.

Brancos e nulos somam 6%. Não sabem 4%.

Comparação

Na comparação com a pesquisa anterior, do dia 4 de outubro, Jair Bolsonaro oscilou de 36% para 40%. Fernando Haddad passou de 22% para 25%. Ciro Gomes oscilou de 13% para 15%. Alckmin passou de 7% para 8%. Marina manteve-se com 3%¨.

Rejeição

Em relação à rejeição aos candidatos, Jair Bolsonaro é apontado por 44% dos eleitores que declararam que não votariam de “jeito nenhum” no candidato no primeiro turno. A rejeição a Haddad é de 41%, Marina, 31%; Alckmin, 24%; Ciro, 21%; Meirelles,Boulos, Cabo Daciolo, Alvaro Dias, 15%; Eymael, 14%; Vera Lúcia, 13%; Amoêdo, João Goulart Filho, 12%.

Não sabem somam 3%. Votariam em qualquer um 1% e rejeitam todos, 2%.

Segundo turno

O Instituto Datafolha fez simulações de segundo turno entre os candidatos com as maiores pontuações. Veja os resultados:

Jair Bolsonaro (45%) X Fernando Haddad (43%). Eles estão tecnicamente empatados. Brancos e nulos somam 10% e não sabem 2%;

Em outro cenário, Ciro Gomes teria 47% e Jair Bolsonaro, 43%. Brancos e nulos somam 8% e não sabem 2%.

Bolsonaro (43%) e Alckmin (41%). Brancos e nulos somam 13% e não sabem 2%.

Alckmin (41%) e Haddad (38%). Brancos e nulos somam 18% e não sabem 2%.

Ibope

O Ibope Inteligência divulgou neste sábado a última pesquisa de intenção de votos para a Presidência da República antes do primeiro turno das eleições neste domingo, dia 7. O candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 41% dos votos válidos e Fernando Haddad (PT) soma 25%. Ciro Gomes (PDT) tem 13% e Geraldo Alckmin (PSDB), 8%.

Marina Silva (Rede) e João Amoêdo (Novo) aparecem com 3% cada um.

Henrique Meirelles (MDB), Cabo Daciolo (Patriota), Alvaro Dias (Podemos) registram 2% cada. Guilherme Boulos (PSOL) tem 1%. Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.

Os votos válidos não consideram os votos em branco, nulos e indecisos. Para vencer em primeiro turno, o candidato pecisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Votos totais

De acordo com o Ibope, nos votos totais (considerados brancos, nulos e eleitores indecisos), Bolsonaro atinge 36%, Haddad, 22%; Ciro, 11%; Alckmin, 7%; e Marina, 3%.

Amoêdo, Meirelles e Cabo Daciolo têm 2% cada. Alvaro Dias e Boulos, 1%. Vera Lúcia, João Goulart Filho e Eymael não pontuaram.

Brancos e nulos somam 7%. Não sabem ou não responderam 5%.

O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Evolução dos resultados

Na comparação com a pesquisa do dia 3 de outubro, Bolsonaro passou de 36% para 41%; Haddad de 22% para 25%.

Ciro oscilou de 11% para 13%; Alckmin de 7% para 8%; e Marina alcançou os mesmos 3% de intenção de votos.

Brancos e nulos passaram de 11% para 7% e não sabem ou não responderam oscilou de 6% para 5%.

Rejeição

A taxa de rejeição de Jair Bolsonaro é de 43% e de Fernando Haddad é de 36%. Marina tem 22%, Alckmin, 16%; Ciro, 15%; Meirelles, 10%; Alvaro Dias, Cabo Daciolo e Boulos, 9%; Eymael e Amoêdo, 8%; Vera Lúcia, 7%; João Goulart Filho, 6%.

Eleitores que votariam em todos somam 2% e não sabem ou não preferem opinar, 7%.

Segundo turno

Conforme o Ibope, uma eventual disputa em 2° turno entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, o candidato do PSL teria 45% dos votos e Haddad, 41%. Brancos e nulos somam 12% e não sabem, 3%.

Se o segundo turno fosse entre Ciro e Bolsonaro, Ciro venceria com 45%, Bolsonaro teria 41%, com 11% de votos em branco ou nulo e 2% não declararam.

Um disputa entre Alckmin e Bolsonaro, o tucano teria 40% e Bolsonaro, 43%. Nessa hipótese, 14% dos entrevistados declaram voto em branco ou nulo e 3% preferiram não declarar.

Jair Bolsonaro (46%) venceria em um eventual confronto com Marina (36%). Nesse cenário,15% dos entrevistados declaram voto em branco ou nulo e 3% preferiram não declarar.

O levantamento do Ibope foi realizado nos dias 5 e 6 de outubro e ouviu 3.010 eleitores. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral.