Cooperativismo em Notícia

Cooperativismo em Notícia discute estiagem e defesa sanitária em SC

Produtores estão preocupados com a forte seca e com a migração de aves que podem trazer doenças; programa será exibido neste sábado, às 8h30

Cooperativismo em notícia santa catarina

Santa Catarina vive uma das piores secas dos últimos 40 anos. Mais de 100 municípios já decretaram situação de emergência e produtores relatam grandes perdas nas lavouras. Esse assunto preocupante é um dos temas do Cooperativismo em Notícia deste sábado, 21.

No programa, que começa às 8h30, confira um levantamento da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) que mostra que os níveis de água no subsolo estão baixos. Dados coletados em 11.600 pontos espalhados pelo Brasil indicam um quadro bastante crítico.

Para tentar minimizar os efeitos dessa estiagem histórica, o governo catarinense mobilizou as entidades do agronegócio para discutir ações que sejam perenes, duradouras ou definitivas. Muitas delas já estão andamento e outras estão sendo viabilizadas.

No encontro, proposto pela governadora interina Daniela Reinehr, foi criado um comitê de crise pra gerir esses movimentos. A perfuração de poços artesianos e o armazenamento da água são duas ações já autorizadas pelo governo.

Mas não é só isso!

Outra preocupação da agropecuária catarinense que será abordada no Cooperativismo em Notícia é a manutenção do status sanitário do estado. A atenção agora está em aves migratórias, que podem trazer doenças já erradicadas, como a influenza aviária e a doença de Newcastle.

Todos os anos, os veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) fazem a coleta de sangue, nos plantéis de aves de subsistência, para monitorar a presença ou não dessas anomalias. Como o estado é um dos grandes exportadores de aves, ter esse controle faz toda a diferença.

Cooperativismo em Notícia

O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro/SC) e transmitido no Canal Rural aos sábados, a partir das 8h30, com reprises às terças-feiras, a partir das 13h30.