Nacional

Copa do Mundo: Cafu vai defender sustentabilidade do agro

Capitão do penta, ele foi nomeado embaixador do Brasil no mundial do Catar

Capitão da seleção brasileira na campanha do penta, em 2002, o ex-lateral-direito Cafu se tornou embaixador do Brasil na Copa do Mundo deste ano. No torneio, que será realizado em novembro e dezembro, no Catar, uma das missões dele será levar disseminar a mensagem de que o agro brasileiro é sustentável.

+ Campeão da Libertadores vai expor agronegócio na camisa
+ Com Deyverson de modelo, time lança camisa com homenagem ao agronegócio

E nessa missão de embaixador que se propõe a enaltecer as ações do agronegócio, o ex-jogador realizou um evento na quarta-feira (14). Ele convidou vários jornalistas para uma partida de futebol. Entre os convidados esteve Antônio Pétrin, apresentador do telejornal ‘Rural Notícias’.

Dentro da sua casa, na Região Metropolitana de São Paulo, Cafu reservou um espaço para criar um museu particular. No local, está resumida uma longa e vitoriosa carreira no futebol, representada pelas várias camisas importantes que vestiu e pelos inúmeros troféus e medalhas que conquistou.

O título mais importante do ex-lateral foi a Copa do Mundo de 2002. Na ocasião, como capitão, ele teve a oportunidade de levantar a taça do pentacampeonato e homenagear o Jardim Irene, bairro onde foi criado na periferia da capital paulista.

“Só nós brasileiros poderíamos fazer algo desse tipo. E só um brasileiro poderia levantar a taça daquele jeito. Não tinha nada planejado. Talvez por isso que ficou tão bonito, tão simples e natural, mas que acabou marcando o mundo inteiro: 100% Jardim Irene”, comentou ao citar a frase que apresentou para o planeta na hora de erguer a taça do mundial.

Um capitão a serviço do agro

Cafu e Antônio Pétrin | Foto: Canal Rural/reprodução
Cafu e Antônio Pétrin | Foto: Canal Rural/reprodução

Agora, o ex-lateral da seleção brasileira muda de campo. E entra para o campo do agro. Como embaixador do Brasil na Copa do Catar, Cafu tem como missão levar ao mundo a imagem de que o Brasil, além de ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo, faz isso de forma sustentável.

“Agora, nós levamos para fora os nossos produtos” — Cafu

“Antigamente, tínhamos que importar. Agora, não. Agora, nós levamos para fora os nossos produtos. Não só do agronegócio, mas do futebol também. Os brasileiros estão jogando em todos os campos do mundo”, comentou o capitão do penta.

Jornalistas bons de bola?

Foto: Canal Rural/reprodução
Foto: Canal Rural/reprodução

Jornalistas especializados em agro também tiveram a oportunidade de experimentar o campo do Cafu. Os convidados foram divididos em quatro times que foram defendidos pelo capitão do penta ao longo da carreira como jogador profissional de futebol: São Paulo, Palmeiras, Roma e Milan.

Representando o Canal Rural no jogo, Antônio Pétrin vestiu a camisa do Milan, que venceu a sua partida — apesar de ter feito gols somente após o apresentador do ‘Rural Notícias’ ser substituído. “Joguei sete minutos e o adversário fez 3 a 0. Eu saí e a nossa equipe virou: 4 a 3”, informou o jornalista, que ainda brincou: “De alguma forma, ajudei o time”.

O importante, conforme o próprio ex-jogador ressaltou, foi a diversão. Além disso, em pouco tempo num novo campo, Cafu já percebeu que o futebol e o agro são atividades com muita coisa em comum. “Quanto mais você se aprofunda no agronegócio, você percebe o quanto ele é importante.”