Deputados criam Comissão do Endividamento Agrícola | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Deputados criam Comissão do Endividamento Agrícola

Entre as prioriedades definidas pelo grupo estão o levantamento do tamanho da dívida dos agricultores e a discussão sobre o alto custo dos financiamentos

Fonte: Pixabay

Os deputados federais da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) Jerônimo Goergen (PP-RS), Evandro Roman (PSD-PR), Domingos Sávio (PSDB-MG), Zé Silva (SD-MG) e Evair de Melo (PV-ES) criaram nesta semana, na Câmara, a Comissão Externa do Endividamento Agrícola, segundo nota da FPA.

Na primeira reunião da comissão, na terça-feira, dia 20, foram definidas como prioridades levantar o tamanho da dívida dos agricultores, discutir o alto custo dos financiamentos, a bitributação previdenciária incidente sobre a folha de pagamento de funcionários do setor, assim como analisar projetos de lei voltados ao controle de importações relacionadas ao agronegócio.  

“Pedimos a criação de um grupo coordenado pela Casa Civil ou pela Secretaria de Relações Institucionais convocando os ministros da área financeira para que a negociação seja feita em conjunto”, disse o coordenador da Comissão, o deputado Jerônimo Goergen, em relação à renegociação dos débitos de produtores com o governo federal. A relatoria geral ficou a cargo do deputado Evandro Roman. O texto com recomendações será apresentado até o fim deste semestre, disse a FPA na nota.

Além disso, foram criadas três sub-relatorias: a de Agricultura Familiar, que terá como sub-relator o deputado Zé Silva; a de Agricultura Empresarial e demais setores, com o deputado Evair Melo, e a de Políticas de Mercado e Importação, a cargo do deputado Domingos Sávio.

Dentre os projetos centrados em controle de importações a serem analisados pela Comissão está o PL 3487/12, pronto para votação em plenário e que proíbe a comercialização de produtos agrícolas importados que não tenham passado por análise de resíduos químicos de agrotóxicos. O PL 2353/11, em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e que trata da proibição da compra de leite importado por órgãos públicos, a não ser que o produto nacional não esteja disponível, também está na pauta da Comissão.

Sair da versão mobile