Diversos

Dólar fecha o ano cotado a R$ 3,87, com valorização de 16,9% em 2018

Moeda norte-americana operou com estabilidade no primeiro semestre do ano, mas passou a subir com agravamento das tensões comerciais entre EUA e China

dólar
Foto: Pixabay

Depois de um dia de poucos negócios no mercado financeiro, o dólar comercial encerrou 2018 vendido a R$ 3,876, com valorização acumulada de 16,9% em relação ao fim de 2017. O índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, fechou o último pregão do ano aos 87.887 pontos, com alta acumulada de 15%.

Na sessão desta sexta-feira, dia 28, o dólar fechou em queda de 0,48%, na menor cotação desde 20 de dezembro. Em relação ao início do mês, a divisa fechou com pequena alta de 0,52%, com valorização pelo segundo mês seguido. No mercado de ações, o clima foi de euforia. Influenciado pela alta nas bolsas dos Estados Unidos, o Ibovespa encerrou o dia com alta de 2,84%.

Nova call to action

Ao longo do primeiro semestre, o dólar operou relativamente estável em relação ao fim do ano passado. No entanto, a partir do agravamento das tensões comerciais entre Estados Unidos e China, a moeda norte-americana passou a subir na metade de maio. A alta se intensificou durante a greve dos caminhoneiros, que provocou forte volatilidade no mercado financeiro.