Diversos

Dólar fecha o dia em alta, cotado a R$ 3,697

A moeda norte-americana mantinha tendência de desvalorização frente ao real, mas subiu com aversão a riscos externos; entenda

Foto: Pixabay

A moeda norte-americana encerrou o pregão desta terça, dia 23, em alta de 0,26%, cotada a R$ 3,697 para venda. Até o dia anterior, o dólar mantinha a tendência de desvalorização frente ao real.

Segundo a Safras & Mercado, foi um dia de aversão ao risco no exterior após preocupações de investidores com a economia da China ter contaminado o mercado global. O mau humor na Ásia atingiu os demais mercados, tendo ainda como pano de fundo a situação orçamentária da Itália e as incertezas quanto ao Brexit, que corroboraram para o estresse ao redor do mundo.

Para a economista da Capital Markets Camila Abdelmalack, investidores devem digerir os movimentos no mercado asiático e acompanhar as incertezas vindas da Europa. “A tendência é abrir em alta com essas incertezas vindas de mercados que contaminam negócios globais”, diz.

Com o mercado doméstico à espera da pesquisa Ibope,  houve um viés de cautela, sobretudo, pelas incertezas que a campanha do candidato Jair Bolsonaro (PSL) ainda traz. Segundo Carmila, a publicação não deve provocar reações no mercado, já que a vantagem do candidato do PSL deve manter-se “na margem de 60% dos votos válidos, sem muitas surpresas quanto ao teto de votos e em relação a vantagem contra o adversário”, reforça.

O Ibovespa, índice da B3, fechou em baixa de 0,35%, com 85.300 pontos. As ações de grandes empresas, chamadas de blue chip, seguiram a mesma tendência, com Petrobras em queda de 1,24% e Vale com desvalorização de 2,78%.