Embrapa cria repositório de dados de pesquisas gerados pela empresa Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Embrapa cria repositório de dados de pesquisas gerados pela empresa

O repositório abrange nove categorias temáticas e já oferece acesso a 14 coleções de imagem e informações

O Repositório de Dados de Pesquisa da Embrapa (Redape), implantado com o objetivo de preservar e facilitar a busca por dados de pesquisa gerados pela empresa, está em operação desde abril deste ano (2022). A consulta ao repositório facilita reconhecer características genéticas, diagnosticar doenças que comprometem culturas diversas e analisar a produtividade de lavouras pelos pesquisadores e técnicos em extensão rural, em suporte ao produtor rural.

O Redape abrange nove categorias temáticas compiladas dos portfólios de projetos da Embrapa, sendo eles:

  • Agroecossistemas, recursos naturais e meio ambiente;
  • Alimentos e nutrição humana;
  • Biomassa, bioinsumos e energia renovável;
  • Biotecnologia, nanotecnologia, agricultura de precisão e digital;
  • Economia, desenvolvimento e sociologia rural;
  • Inovação organizacional; produção animal;
  • Produção vegetal e recursos genéticos.

Já estão disponíveis para download 14 coleções, cada uma delas formada por imagens e informações associadas, validadas por um comitê gestor formado por especialistas de diversas áreas. “Outras 200 estão sendo trabalhadas para ser disponibilizadas”, diz Carla Macário, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agricultura Digital.

A ideia de construir um repositório com dados de pesquisa surgiu em 2018, quando a Embrapa Agricultura Digital passou a integrar o grupo de trabalho que projetou e desenvolveu a rede de repositórios de dados de pesquisa das universidades públicas do Estado de São Paulo, coordenado por Claudia Bauzer Medeiros, integrante do Programa Fapesp de Pesquisa em eScience e Data Science.

Essa rede levou três anos para ser construída, envolvendo mais de cem pessoas de oito instituições, uma das quais a Embrapa Agricultura Digital, que disponibilizou em dezembro de 2019 um grande conjunto de imagens de doenças de plantas e que tem em Macário sua representação no grupo de trabalho estabelecido.

As outras instituições que fazem parte dessa rede são a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal do ABC (UFABC). Os metadados dos repositórios das instituições participantes da rede são coletados em um catálogo único, on-line, por um programa chamado “metabuscador” (buscador de metadados).

Esse grupo de trabalho desenvolveu normas para intercâmbio de dados entre as participantes e fez estudos de desempenho para definir a adoção dos melhores softwares abertos de padrão mundial para criação de repositórios. “Em 2021, a ideia foi encampada pela Embrapa como um todo”, conta Oliveira.

Uma característica importante do Redape é a atribuição de um DOI (Digital Object Identifier), que funciona como um identificador persistente para cada conjunto de dados publicado, permitindo que as coleções sejam referenciadas, tornando-as facilmente acessíveis para quem busca os dados produzidos pela Embrapa.

Além disso, o Redape é aderente aos princípios FAIR, acrônimo em inglês que identifica dados de pesquisa localizáveis (findable), acessíveis (accessible), interoperáveis (interoperable) e reutilizáveis (reusable), alinhando-se aos princípios definidos pelo Grupo de Trabalho de Dados da Fapesp e preconizados em todo o mundo como base para a gestão de dados de pesquisa.

O Redape pode ser acessado por empregados da Embrapa, bolsistas, estagiários, parceiros e comunidade externa. No caso do público interno, o repositório pode ser utilizado tanto para inserir quanto para recuperar dados e metadados. No caso do público externo, pode ser utilizado para recuperar metadados e dados, quando não houver restrição de acesso.

“As coleções de dados armazenadas no Redape estão disponíveis para o metabuscador da rede desenvolvida pelo grupo de trabalho da Fapesp. Uma possibilidade futura é que o repositório possa também disponibilizar coleções de dados agrícolas produzidos em projetos desenvolvidos com apoio da fundação”, afirma Macário.

Sair da versão mobile