Diversos

Escola técnica do RS é selecionada em etapa do prêmio Respostas para o Amanhã

A instituição Doutor Rubens da Rosa Guedes, de Caçapava do Sul (RS), foi premiada pelo trabalho 'Quilombolas: Recuperação de áreas degradadas e fortalecimento de aspectos socioculturais'

Projeto Escola Técnica
Foto: divulgação

A Escola Técnica Estadual Doutor Rubens da Rosa Guedes, de Caçapava do Sul (RS), é uma das vencedoras da Região Sul do Prêmio Respostas para o Amanhã, uma iniciativa da Samsung com a coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Em sua 5ª edição, o prêmio classificou na primeira etapa, após análise dos Comitês Técnicos Regionais, 25 projetos regionais, cinco de cada região do país.

A proposta do prêmio é valorizar projetos desenvolvidos por docentes com seus alunos e que mobilizem os conhecimentos curriculares nas áreas de ciências da natureza e/ou matemática e suas tecnologias para solucionar problemas das comunidades onde vivem.

O tema escolhido pela escola técnica gaúcha foi “Quilombolas: Recuperação de áreas degradadas e fortalecimento de aspectos socioculturais”. A situação de degradação das matas ciliares e das nascentes da comunidade quilombola Picada das Vassouras é a realidade que os estudantes propõem modificar, a partir de ações para recuperar a vegetação e fortalecer aspectos socioculturais.

O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária, sob a coordenação das professoras Ana Flavia Corrêa Leão, Elisete Pereira dos Santos e Francelina Elena Oliveira Vasconcelos.

Vencedores nacionais

Entre os dias 17 e 24 de setembro, um júri popular vai escolher um vencedor de cada região. Os selecionados serão avaliados por uma comissão que vai indicar três vencedores nacionais para serem contemplados com uma viagem de intercâmbio científico-cultural. Nessa viagem, os professores envolvidos e todos os alunos da classe visitarão centros de pesquisas, espaços culturais e participarão de oficinas educacionais na cidade de São Paulo.

A premiação conta com a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).