Espanha afirma que apoia negociação entre Mercosul e União Europeia

Interesse estaria na garantia de fornecimento de produtos brasileiros, especialmente proteína animal

Foto: Mapa/divulgação

O vice-ministro da Agricultura da Espanha, Fernando Miranda Sotillos, disse ao secretário-executivo do Ministério da Agricultura brasileiro, Eumar Novacki, a quem recebeu nesta semana em Madri, que seu país está apoiando as negociações para o acordo Mercosul-União Europeia.

“Sotillos enfatizou que o país tem interesse em manter as boas relações comerciais com Brasil e garantir o fornecimento de produtos brasileiros, especialmente a proteína animal, segmento em que o Brasil é potência mundial”, disse a pasta em nota.

Os principais pontos de negociação brasileira com a UE são relacionados à carne bovina, regionalização do produto termoprocessado, rastreabilidade, retomada do pré-listing, ractopamina da carne suína e reabertura para o pescado brasileiro.

No ano passado, segundo a Agricultura, as exportações do agronegócio brasileiro para a União Europeia somaram US$ 13,46 bilhões. Os principais produtos embarcados para os países europeus foram itens do complexo soja (34,35%), café (18,73%), carnes (12,15%), sucos (9,67%), fumo (5,95%), cereais (5,65%), frutas (4,82%) e outros (8,69%). O Brasil importou US$ 1,989 bilhão em itens do agronegócio europeu, em 2017, sendo a maior parte formada por produtos industrializados. Novacki participa em Madri da Fruit Attraction 2018.