EDIÇÃO 2023

Expointer terá quase 3.500 animais em julgamentos e provas

Feira terá aumento de participação de ovinos, estreia de raça caprina e ovina e retorno de asininos após 34 anos

A 46ª edição da Expointer terá a participação de 3.480 animais inscritos para julgamento, que ocorrerá de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

As inscrições para animais de argola (que participam de julgamentos e provas) estão encerradas, mas os rústicos (para venda ou leilões) ainda podem ser inscritos até 10 de agosto.

Ovinos ganham destaque na Expointer

capin
Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Uma tendência dos últimos anos continua se consolidando: a participação dos ovinos na Expointer aumentou em quase 10%, com um total de 980 animais inscritos, representando 15 raças diferentes e suas variações coloridas.

Neste ano, estreia na feira a raça merino australiano naturalmente colorido, que será representada por um exemplar.

Caprinos de raça savana

Outra novidade nas pistas da Expointer é a estreia da raça caprina savana, de origem africana e com aptidão para corte. Dois exemplares foram inscritos para a mostra.

Retorno de asininos após 34 anos

Uma das surpresas desta edição é o retorno dos asininos após 34 anos. O jumento pega marcará presença com dez exemplares.

“Desta vez, não haverá julgamento, apenas apresentação da raça na pista. A intenção é estimular a participação, para que futuramente haja julgamento”, diz o comissário-geral da Expointer, Pablo Charão

Expointer
Foto: Fernando Dias/Seapi

Comemoração com os bubalinos

A Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu) celebra seus 45 anos com uma grande participação na Expointer.

O número de bubalinos inscritos chegou a 60 exemplares, o maior registro em 20 anos. Desde 2004, a feira não contava com mais de 50 animais da categoria.

Expointer não terá aves e pássaros

Devido às restrições impostas pelo estado de emergência zoossanitária causada pela gripe aviária, não haverá participação de aves e pássaros na Expointer deste ano.

A medida já era esperada e causou uma redução no número total de inscrições de animais, em relação à edição anterior.

“Analisando as inscrições de 2022 e 2023, desconsiderando aves e pássaros, observamos que o número de inscritos se manteve estável”, afirma Charão.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.