Eleições

Filho de agricultor, Fernando Haddad propõe ampliar investimento nas lavouras

Candidato ao governo de São Paulo pelo PT, ele falou de suas propostas para a agropecuária em entrevista ao Canal Rural

O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, defendeu a ampliação de recursos para a produção rural. De acordo com ele, será necessário traçar investimentos relacionados a recursos técnicos para quem trabalha no dia a dia do campo — principalmente os de pequeno e médio porte.

Na visão do petista, procedimentos precisam ser modificados em decorrência do avanço do desmatamento e da falta de água no estado. “O campo está inspirando cuidados por várias razões. A primeira delas: o pequeno agricultor precisa melhorar tecnologia. Precisamos dar mais apoio técnico e financeiro”, comentou o postulante ao Palácio dos Bandeirantes, em entrevista ao Canal Rural.

“Os pequenos e médios produtores vão enfrentar questões relativas às condições climáticas”, declarou Haddad ao ser entrevistado pela jornalista Pryscilla Paiva. “O regime de chuvas em São Paulo está sofrendo alteração em virtude do desmatamento da Amazônia, e os produtores podem sofrer com a seca por causa disso.”

Haddad fala sobre agricultura familiar

Durante a entrevista ao Canal Rural, Haddad indicou que, se eleito, trabalhará para implementar projeto relacionado à agricultura familiar. Ação, que de acordo com ele, será similar ao que ele liderou enquanto prefeito da capital paulista, com alimentos orgânicos sendo distribuídos como itens da merenda escolar.

“Como prefeito inovei e fui além, garantindo que parte dos recursos da merenda adquirisse produtos do campo orgânicos, sem agrotóxico. Justamente para que as nossas crianças tivessem a melhor qualidade de merenda possível na mesa da escola”, declarou o candidato do PT ao governo de São Paulo.

Filho de agricultor

Fernando Haddad aproveitou a entrevista para destacar que o pai dele trabalhou como produtor rural em seu país de origem, o Líbano. Atividade essa que, de acordo com o candidato a governador, seguiu após mudança do Oriente Médio para o interior paulista.

“Sou filho de agricultor. Meu pai trabalhou na lavoura até os 24 anos de idade, no Líbano, seu país de origem”, disse o membro do PT, que aproveitou para lembrar que depois o seu pai se mudou para Uchôa, município do interior paulista próximo a São José do Rio Preto. “Meus laços com o campo são históricos”, afirmou.

Eleições 2022: entrevistas

eleições 2022 - logo
Foto: Canal Rural/reprodução

No decorrer dos meses de agosto e setembro, o Canal Rural exibe série de entrevistas com candidatos ao governo nos dez estados com o maior valor bruto de produção (VBP) de 2022, com base em dados apurados até junho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Serão transmitidas entrevistas com candidatos aos governos de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina e Pará. Eles foram perguntados sobre propostas para o setor agropecuário.

Para o governo de São Paulo, foram convidados os três primeiros colocados na última pesquisa Datafolha, feita com 1.806 eleitores, de 28 a 30 de junho: Fernando Haddad (PT), Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB). As entrevistas irão ao ar nos telejornais ‘Mercado & Companhia’ e ‘Rural Notícias’.