
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) apreendeu, nesta quarta-feira (8), 675 quilos de alimentos e bebidas impróprios para consumo, incluindo um frango vencido há 8 anos.
O mandado de busca e apreensão foi realizado na casa de um comerciante em Alecrim, na região noroeste do estado. O investigado armazenava irregularmente os produtos no imóvel anexo ao mercado de sua propriedade.
Durante a fiscalização, foram recolhidos vinho, cachaça, banha, ovos, mel, queijo, feijão, leite e carne, todos sem origem comprovada.
Além disso, os fiscais confiscaram unidades de álcool com venda proibida e medicamentos vencidos, cuja comercialização é ilegal.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Sobre a ação
A ação dá continuidade à operação realizada pelo MPRS na última quarta-feira (7), quando foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão no mesmo município.
Ao todo, apreenderam em torno de 25 toneladas de produtos impróprios para consumo, entre elas, 14 toneladas de bebidas irregulares, sem origem, com rótulos adulterados e validade vencida.
A operação teve colaboração de servidores da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRS), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), da Secretaria Estadual da Saúde e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).
*Sob supervisão de Victor Faverin