Tempo

Geada, chuva, granizo e frente fria: veja a previsão do tempo

Primeiro fim de semana da primavera será de baixas temperaturas, informa a Climatempo

O primeiro fim de semana da primavera deste ano no hemisfério sul será de chuva e chegada de mais uma nova frente fria. No sábado (24), por exemplo, há possibilidade de geada na região Sul.  No domingo (25) as chances são de queda de granizo em áreas do Centro-Oeste e do Norte.

Para o Sudeste, a expectativa é para baixas temperaturas — em decorrência de uma frente fria. Além disso, o fim de semana na região será marcado por nebulosidade e pancadas de chuva. Deve chover também em partes do Nordeste.

Geada, chuva, granizo e frente fria

Confira a seguir o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do país. As informações são da Climatempo.

Sábado (24): geada no Sul

frio
Foto: Giro do Boi/reprodução

Tempo firme e gelado em toda a região. Há possibilidade de ocorrência de geada ampla no Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. O dia será de poucas nuvens no céu e com o sol brilhando em todas as horas do dia. O oceano continua agitado, as ondas alcançam 3 metros de altura em todo o litoral.

  • Sudeste

Tempo firme no estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Há poucas nuvens no céu e o sol brilha, mas as temperaturas são baixas e não chove muito durante a tarde.

A passagem da frente fria aumenta a nebulosidade e favorece a formação de nuvens carregadas no território mineiro, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, com a chuva podendo vir volumosa no norte mineiro, Vale do Rio Doce e no território capixaba.

  • Centro-Oeste

O tempo firme permanece predominando em Mato Grosso do Sul e o sol brilha forte entre algumas nuvens no norte do estado. Nas demais áreas sul-mato-grossenses quase não há presença de nuvens no céu.

Em Goiás e em Mato Grosso ainda ocorrem pancadas de chuvas e os volumes são expressivos, principalmente no Distrito Federal e no norte mato-grossense.

  • Nordeste

Dia de muita chuva. A aproximação de uma frente fria e a circulação dos ventos favorecem a formação de nuvens carregadas na Bahia, no sul do Piauí e no Maranhão.

As pancadas de chuva vêm acompanhadas de trovoadas e os volumes são expressivos no sul baiano. No interior da costa leste, o sol e o tempo seco predominam.

  • Norte

Tempo firme em Rondônia, no Amapá, em Roraima, no sul do Acre e no norte do Pará. Nas demais áreas da região, o sábado é marcado por pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Os acumulados são elevados no Amazonas e no Tocantins.

Domingo (25): granizo em duas regiões

Granizo chuva
Foto: Pixabay
  • Sul

Um cavado meteorológico é responsável por trazer novas instabilidades para a região. O oeste e norte paranaense terão chuva volumosa, principalmente em Foz do Iguaçu (PR), podendo vir acompanhada de trovoadas.

Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul a chuva é mais isolada e pontual, concentrando-se no norte do estado. Nas demais áreas gaúchas, o sol brilha entre algumas nuvens e pode ter garoa ocasional. As temperaturas são amenas durante a tarde.

  • Sudeste

Pancadas de chuvas entre o norte e sul de Minas Gerais, sul do Rio de Janeiro e São Paulo. O transporte de umidade que vem da Amazônia e a presença de um cavado favorecem a formação dessas nuvens carregadas na região. As temperaturas permanecem altas em grande parte do Sudeste, apenas no estado paulista que ficam amenas.

  • Centro-Oeste

A chuva ganha força e novas instabilidades se formam sobre Mato Grosso do Sul. A chuva pode vir volumosa em Campo Grande e com picos de intensidade.

Em Mato Grosso e em Goiás chove durante todo o dia e os volumes são expressivos. Há possibilidade de queda de granizo em toda a região, principalmente no território mato-grossense.

  • Nordeste

Instabilidades permanecem atuando na região. Chove em grande parte da Bahia, Piauí, Maranhão e no litoral da costa leste nordestina. Isso ocorre devido à chegada da frente fria na região e também por causa da circulação dos ventos.

  • Norte

Chove em toda a região. A chuva pode vir com picos de intensidade e queda de granizo, principalmente no Pará. Na região central do Tocantins e e norte do Pará a chuva vem volumosa.