Governo de Bolsonaro demite presidente da Embrapa Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Governo Bolsonaro demite presidente da Embrapa

Sebastião Barbosa foi nomeado pelo ex-presidente da República, Michel Temer, em outubro de 2018. O mandato seria de dois anos

Foto: Embrapa/Divulgação

O presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, foi destituído do cargo. A decisão foi publicada nesta quarta-feira, dia 17, no Diário Oficial da União (DOU). Ele ficou no cargo por nove meses. O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Celso Luiz Moretti, assume interinamente.

O Ministério da Agricultura vai abrir um processo de seleção para escolha do novo comandante da empresa, mas ainda não há prazo para isso acontecer. Um dos possíveis nomes para assumir o cargo é o general Oswaldo Jesus Ferreira, mas ainda não há confirmação por parte do governo. A expectativa é que o nome final seja definido ainda em agosto.

“Ainda não há um nome. Por enquanto, o diretor Celso Moretti assume”, afirmou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. A demissão de Sebastião Barbosa foi definida nessa terça- feira, dia 16, em reunião do Conselho de Administração da Embrapa, presidido pelo secretário de Inovação do Ministério da Agricultura, Fernando Camargo.

Camargo afirmou que deve abrir o processo de seleção, mas também há possibilidade de indicação direta do nome do novo presidente. Segundo ele, o estatuto da empresa e a Lei das Estatais prevê essa possibilidade. No processo de escolha de Sebastião Barbosa, 16 candidatos disputaram a vaga.
Ele disse ainda que não está definido se haverá troca dos três diretores, Celso Luiz Moretti, que assumiu a presidência temporariamente, Lúcia Gatto e Cleber Soares. Os mandatos deles se encerram no próximo dia 27, mas podem ser renovados.
Sebastião Barbosa foi nomeado pelo ex-presidente da República Michel Temer em outubro de 2018. O mandato seria de dois anos. No início deste mês, o presidente Jair Bolsonaro demonstrou o interesse de trocar o comando da Embrapa e que queria “repotencializar” a empresa.

Sair da versão mobile