Governo apoia venda de direitos minerários de potássio Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Governo federal apoia venda de direitos minerários de potássio da Petrobras

Ao todo, são 34 títulos minerários localizados no encontro entre os rios Madeira e Amazonas

Disponibilizar ao setor produtivo oportunidades de investimento de forma a agilizar o desenvolvimento da mineração no país é uma das diretrizes do Ministério de Minas e Energia (MME). Por isso, a pasta está acompanhando de perto o processo competitivo da Petrobras para alienação de direitos minerários para pesquisa e lavra de sais de potássio, situados na bacia do Amazonas. Ao todo, são 34 títulos minerários localizados no encontro entre os rios Madeira e Amazonas.

+ Ministério da Agricultura embarga empresas de fertilizantes
+ Porto do Paraná realiza 1ª reexportação de fertilizantes

A região pode ser considerada como uma grande fronteira para exploração de potássio no Brasil, por conter sub-bacias que abrigam enorme potencial potassilífero, como indicado em estudos do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). Na visão do MME, o aumento das oportunidades de extração de potássio na região cria possibilidade de avanço de projetos estagnados e ajuda a suprir a demanda por matérias-primas minerais para fertilização do solo.

“Por tudo isso, consideramos essa ação estratégica para o Brasil, além de estar numa região com excelente infraestrutura para instalação de empreendimentos e para escoamento de produtos, com disponibilidade de fornecimento de energia por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN)”, destaca a secretária de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Lília Mascarenhas.

Segundo a secretária, o governo federal tem adotado diversas ações para estímulo à implementação de empreendimentos que reduzam a vulnerabilidade brasileira de importação desses insumos. Neste sentido, destaca-se o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) 2022-2050, criado por meio do Decreto 10.991/2022, com metas e ações para fomentar a produção dos agrominerais, diminuir a dependência externa e ampliar a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional.

Importância dos fertilizantes na produção agrícola

reexportação de fertilizantes, adubo, npk
Foto: Pixabay

Fertilizantes são fundamentais para a segurança alimentar, sendo uma das partes vitais para o funcionamento da agricultura hoje. Essas substâncias são aplicadas no solo para oferecer às plantas nutrientes necessários ao bom desenvolvimento. Elas aumentam a produtividade das lavouras, potencializam áreas produtivas e contribuem para a segurança ambiental.

A questão do potássio

Foto: BRFértil

No Brasil, o potássio é o principal nutriente aplicado nesse processo, representando 38% do consumo total de fertilizantes, seguido por fósforo, com 33%, e nitrogênio, com 29%.

O potássio a ser explorado no estado do Amazonas poderá suprir a demanda da maior zona do agronegócio nacional, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, da quádrupla fronteira denominada de Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e dos estados da região Norte.

_____________

Acompanhe as principais notícias sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile