Ibama apreende oito toneladas de atum Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CEARÁ

Ibama apreende oito toneladas de atum

O atum apreendido foi doado ao Mesa Brasil, um programa do Serviço Social do Comércio (Sesc)

O Ibama apreendeu oito toneladas de atum durante ação de fiscalização de rotina em indústrias pesqueiras no litoral oeste do Ceará, nessa terça-feira (29).

O pescado havia sido capturado por embarcação sem a autorização do órgão competente para a atividade na área, com destino ao mercado nacional de peixe em conserva.

A irregularidade na origem da cadeia do pescado contamina toda a cadeia produtiva da pesca.

O produto foi apreendido e doado ao Mesa Brasil, programa do Serviço Social do Comércio (Sesc) que visa ao combate à fome e à insegurança alimentar.

O infrator responsável pela embarcação foi multado em R$161,9 mil.

Compartilhado, em suas diversas espécies, entre as nações banhadas pelo oceano Atlântico, o atum precisa que seu consumo seja gerido de forma sustentável, o que depende de esforço coordenado, balizado pela Comissão Internacional de Conservação do Atum no Atlântico (ICCAT), organismo internacional do qual o Brasil faz parte desde sua criação, em 1966.

As medidas adotadas pela Comissão são definidas em reuniões com a presença de 52 países e depois internalizadas no Brasil por meio do órgão responsável, que atualmente é o Ministério da Pesca e Aquicultura (Mapa).

O país tem cotas definidas para a pesca das espécies de atum espadarte (Xyphias gladius) e albacora bandolim (Thunnus obesus).

As cotas foram definidas em razão do aumento da pressão da atividade pesqueira por barcos atuneiros brasileiros e da necessidade de ordenamento dessa pescaria para garantir a manutenção dos estoques dessas espécies.

Sair da versão mobile