Javalis destroem plantações em Santa Catarina | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Javalis destroem plantações em Santa Catarina

Município de Campo Belo do Sul já contabilizou perdas de mais de R$ 1,5 milhão em lavouras

Javalis que destrói as plantações no planalto catarinense estão preocupando produtores da região. A prefeitura do município de Campo Belo do Sul já contabilizou perdas de mais de R$ 1,5 milhão nas lavouras de milho, soja e feijão causados pelos animais.

Após levantamento de perdas causadas pelos animais, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) encaminhou pedidos de providências aos presidentes do Ibama e da Fatma. “Estamos solicitando atenção e solução urgente dos principais órgãos responsáveis. Não podemos permitir que as perdas, que já são superiores a 30% em culturas como milho e soja, somente no município de Campo Belo do Sul, façam com que os prejuízos dos produtores e das agroindústrias aumentem a cada ano”, alertou Colatto.

Os javalis, porcos selvagens da Europa, Ásia e África, entraram no Brasil provavelmente pela região Sul há 110 anos. Eram criados para consumo e venda da carne, mas muitos animais fugiram ou foram soltos e acabaram cruzando com porcos comuns.

Audiência pública

A Comissão de Agricultura do Senado aprovou requerimento para realização de audiência pública para tratar da situação dos javalis no país e para isso convidou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A audiência ainda não tem data definida.

Sair da versão mobile