Juiz suspende posse de Lula | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Juiz suspende posse de Lula

Logo após tomar posse em Brasília (DF), o juiz da 4ª vara da Justiça Federal suspendeu com liminar a nomeação de Lula para Casa Civil

Logo após a presidente Dilma Rousseff dar posse ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como novo ministro-chefe da Casa Civil, na manhã desta quinta, dia 17, em Brasília (DF), o juiz Itagiba Neto, da 4ª vara da Justiça Federal suspendeu com liminar a nomeação do ex-presidente. 

Também tomaram posse os ministros Jaques Wagner, novo ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, e Eugênio José Guilherme de Aragão, subprocurador-geral da República desde 2004, como novo ministro da Justiça. Aragão assume o cargo em substituição a Wellington César Lima e Silva, que pediu exoneração na última terça, dia 15.

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que Wellington deveria deixar o posto em até 20 dias após a publicação da ata do julgamento. Os ministros da Corte decidiram que Wellington não pode chefiar a pasta já que tem cargo vitalício de procurador do Ministério Público da Bahia.

Manifestações

Quando Lula e Dilma chegaram ao Salão Nobre no Palácio do Planalto, foram ovacionados pelos convidados, em sua maioria composta por representantes de movimentos sociais e sindicalistas. Eles gritaram “Lula lá” e “Não vai ter golpe”.

Aos gritos de “Não vai ter golpe”, manifestantes a favor de Dilma e Lula estão concentrados em frente ao Palácio do Planalto, que está com a segurança reforçada por soldados da Polícia Militar e da Polícia do Exército.

Ontem à tarde e à noite, manifestações contra Dilma, Lula e o PT ocorreram em vários estados do país. Em Brasília, eles se concentraram na Praça dos Três Poderes em frente ao Palácio do Planalto e depois em frente ao Congresso. Em São Paulo, os manifestantes tomaram a Avenida Paulista.

Sair da versão mobile