Diversos

Lama transborda em dique de Minas Gerais e interdita BR-040

Transbordamento ocorreu devido a chuvas no município de Nova Lima, na Grande Belo Horizonte

Um sistema de represamento de águas de chuva, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, transbordou e uma grande quantidade de lama invadiu a BR-040 na manhã deste sábado (8). A via foi interditada no local.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, uma pessoa ficou ferida. A vítima foi levada ao Hospital João XXIII.

Seis pessoas que moram perto do dique foram removidas preventivamente de suas casas, já que não é possível garantir a integridade da estrutura do dique, mesmo não tendo sido detectada nenhum risco estrutural até o momento. A Agência Nacional de Mineração (ANM) fará um sobrevoo da área para avaliar a situação do reservatório.

As primeiras informações que circularam neste sábado eram de que uma barragem havia se rompido. Mas a empresa Vallourec, responsável pela estrutura, afirma que se trata do transbordamento de um dique de contenção.

“Em decorrência da quantidade de água das chuvas, que foi direcionada para o local, ocorreu um transbordamento dessa estrutura. E essa água acabou atingindo a região da BR-040, que permanece fechada nessas imediações devido à quantidade de água”, disse o porta-voz dos bombeiros, tenente Pedro Aihara.

Segundo ele, não há nenhum risco estrutural iminente e o Corpo de Bombeiros já está em contato com a empresa Vallourec.

Por meio de nota, a Vallourec informou que “houve transbordamento de um dique localizado na Mina de Pau Branco, em Nova Lima. Não se trata de rompimento de barragem”. Segundo a empresa, equipes estão atuando no local.

Moradores e pessoas que circulam pela postaram vídeos em redes sociais mostrando a ação da lama sobre a rodovia.