Agricultura

Mapa lança portal voltado para integração de startups, investidores e produtores

Site Agro Hub Brasil também reúne aplicativos e serviços que podem ser utilizados pelos agricultores

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou nesta quarta-feira (23), o portal Agro Hub Brasil. O site web tem como objetivo integrar startups de inovação voltadas ao agronegócio a investidores e produtores rurais.

Segundo o coordenador geral de articulação para Inovação do Mapa, Daniel Trento, antes da implementação do site, as informações sobre startups e ambientes de inovação estavam dispersas. “O Agro Hub Brasil vem preencher uma lacuna, pois muito já se sabia do que estava acontecendo no campo no tocante à transformação digital, mas não havia um espaço que desse a visibilidade da grandeza desse processo”, disse.

Para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o site irá proporcionar um ambiente de acolhimento às demandas dos produtores rurais. “Com essa entrega, toda a sociedade, principalmente os nossos produtores, terão a referência especializada para acompanhar de perto todas as ações de inovação para todo o agro do nosso país”.

Na aba voltada para os produtores, é possível encontrar aplicativos para áreas animais, vegetais e de gestão, além de serviços, produtos e acesso ao Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (Sidagro), para acompanhamento do clima.

Também é possível encontrar uma agenda de congressos e eventos voltados à inovação no setor agropecuário.

Inovação e campo

No caso das startups, o site tem abas voltadas para a integração com outros agentes inovadores e também reúne informações sobre linhas de crédito voltadas a projetos de inovação no campo.
A página de financiamento divide os incentivos em duas formas: linhas reembolsáveis (aquelas que funcionam como empréstimo) e as não reembolsáveis (que não há necessidade de devolver o valor recebido).

Para o coordenador do Mapa, um dos pedidos dessas empresas emergentes está sendo atendido com o portal. “Às vezes as startups perguntam: Mas como o Mapa pode ajudar as startups? Fazendo conexões. É justamente esse o objetivo do portal, informar. Essas iniciativas que estão aqui são oportunidades de recursos, de se tornarem conhecidas, de trocarem experiências”, completou Trento.

Home idoso no campo com um computador no colo acessando a internet 5G
Foto: Governo de Goiás