Tempo

Massa de ar polar, geada e frente fria: veja a previsão do tempo para o fim de semana

Climatempo informa que chuvas, com direito a alertas para temporais, serão registradas no sábado e no domingo

A primavera segue sendo marcada pelo tempo instável. De acordo com boletim da Climatempo para a fim de semana, o sábado (8) e o domingo (9) serão marcados pela presença de fenômenos como massa de ar polar, baixas temperaturas, risco de geada, passagem de frente fria e chuva — com direito a alerta para temporais.

+ Defesa Civil alerta sobre fortes tempestades no Brasil

Na região Sul, o destaque para o fim de semana será a baixa temperatura. Isso porque uma massa de ar de origem pular surgirá. Em decorrência disso, e também por causa do avanço rápido de mais uma nova frente fria, geada deve ser registrada nas serras gaúcha e catarinense.

Tanto a massa de ar polar e a frente fria não ficarão restritas ao Sul do país. Ainda para o sábado, elas devem chegar ao Sudeste, onde há previsão de chuvas e temporais. Fenômeno registrado ao longo da semana e que prejudicou diretamente produtores de café do sul de Minas Gerais, a chuva de granizo não está descartada para o domingo.

Além da massa de ar polar e da frente fria

pancadas de chuva - fim de setembro
Foto: Freepik

Chuvas são aguardadas para áreas do Centro-Oeste, com direito a alertas para temporais, ventanias e descargas elétricas. De forma isolada, também deve chover em pontos do Nordeste. Por fim, trovoadas e pancadas devem ser registradas em partes da região Norte.

Previsão com frente fria, geada e massa de ar polar

Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para o fim de semana para cada uma das cinco regiões do país. As informações são da Climatempo.

Sul: frente fria e geada

  • Sábado

A entrada de uma massa de ar de origem polar derruba as temperaturas e há possibilidade de ocorrência de geada na região serrana entre Rio Grande do e Santa Catarina. O dia será ensolarado e frio no Paraná. A entrada de uma nova frente fria deixa o tempo fechado e com possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas no sul gaúcho.

  • Domingo

A frente fria avança rapidamente e causa chuva no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. No estado paranaense, a chuva é mais volumosa e vem acompanhada por temporais, principalmente em Foz do Iguaçu, isso ocorre porque as instabilidades são reforçadas por um corredor de umidade que vem do interior do continente.

Na Fronteira Oeste Gaúcha, Campanha e região central do Rio Grande do Sul, uma nova massa polar derruba as temperaturas e aumenta a possibilidade de geada na região de Bagé.

Sudeste: frente fria e risco de granizo

  • Sábado

A entrada de uma massa de ar de origem polar diminui as temperaturas em São Paulo e no sul de Minas Gerais, além de deixar o tempo firme e sem previsão de chuva no sul do Rio de Janeiro. Ainda chove em grande parte de Minas Gerais e do Espírito Santo, sendo volumosa e acompanhada de trovoadas.

  • Domingo

A passagem de uma nova frente fria mantém as instabilidades em toda a região. A chuva ocorre volumosa em vários setores do estado de São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. As pancadas são acompanhadas por trovoadas e picos de intensidade. Não se descarta queda de granizo e também ventanias de forte intensidade.

frente fria - nebulosidade - geada - governo de urupema-sc
Foto: Prefeitura de Urupema (SC)

Centro-Oeste: trovoadas

  • Sábado

O tempo firme predomina em Mato Grosso do Sul e no interior de Mato Grosso. Não há previsão de chuva e o sol aparece durante todo o dia. Já nas demais áreas de Mato Grosso e em Goiás, chuva a qualquer hora do dia, com acumulados elevados e acompanhada de trovoadas. As temperaturas são elevadas.

  • Domingo

Um corredor de umidade que vem do interior do continente aumenta as instabilidades em toda a região. Os acumulados são elevados e há alertas para temporais e chuva volumosa, além de ventanias e descargas elétricas.

Nordeste: chuvas

  • Sábado

As instabilidades chegam até o oeste da Bahia e chove pontualmente com trovoadas isoladas. No litoral nordestino, pancadas de chuvas isoladas e sem volumes expressivos. O interior da região permanece sendo influenciado por uma massa de ar quente e seca, as temperaturas são elevadas e os índices de umidade relativa do ar (UR) abaixo de 25%.

  • Domingo

As instabilidades avançam e nuvens carregadas se formam no sul do Piauí, mas ocorrem de forma isolada e mal distribuída. A chuva permanece concentrada na faixa litorânea. Enquanto isso, o interior segue quente e seco.

Norte: chuvas

  • Sábado

Chuva volumosa e persistente em praticamente toda a região. São esperados acumulados elevados no oeste do Amazonas e no Acre, além de pontos de Rondônia. Tempo firme na metade norte do Tocantins e em grande parte do Pará e de Roraima.

  • Domingo

Pancadas de chuvas e trovoadas em grande parte da região. No Tocantins a chuva é mais isolada. No noroeste do Pará, tempo firme.