Tempo

Novembro começa com chuva congelada; veja vídeo

Fenômeno climático foi registrado em cidade da Serra Catarinense

Novembro teve início de forma inédita para esta época do ano em São Joaquim, cidade da Serra Catarinense. Na manhã desta terça-feira (1º), pontos do município foram impactados por chuva congelada.

+ Tempestade provoca pouso forçado em Foz do Iguaçu

A chuva congelada sobre São Joaquim foi registrada por volta das 6h50. Morador da cidade, o jornalista Mycchel Legnaghi, do site São Joaquim Online, divulgou vídeo em que mostra o momento. “Temos os grãozinhos de gelo junto com as gotículas de água”, comentou na gravação.

Além da fenômeno atípico — afinal, é a primeira vez que se tem registro disso em pleno mês de novembro — a cidade de Santa Catarina é impactada pelo frio intenso. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros chegaram a marcar 2,6ºC no fim da madrugada de hoje em São Joaquim.

Chuva congelada e neve?

Fora a chuva congelada, São Joaquim pode ser impactada por neve e geada no decorrer das próximas horas. Segundo a previsão da Climatempo, pode nevar, inclusive, em outros locais que fazem parte das serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

“Na região serrana, há presença de bastante umidade. Ainda há probabilidade para ocorrência de neve ainda nesta manhã”, informa a meteorologista Nadiara Pereira, que ainda adianta: o frio intenso seguirá ativo no Sul do país. “A expectativa é a de que o frio se intensifique na próxima madrugada. E com a diminuição da nebulosidade, aumenta o risco para ocorrência de geadas.”

A possibilidade de nevar em novembro — o que por ora é inédito no Brasil — já vem sendo noticiada desde a última semana pelo site do Canal Rural. No dia 25 de outubro foi noticiado, por exemplo, que a chegada de uma forte onda de frio intenso iria derrubar as temperaturas e, assim, abrir a possibilidade de fenômenos como neve e chuva congelada.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.