Peste suína: Ásia eliminou 2,6 milhões de porcos, estima FAO

A doença ressurgiu na China em agosto de 2018, levou mais de um milhão de animais a serem abatidos no país e tem se espalhado pelas nações vizinhas

suíno na baia, epidemia de peste suína africana
Foto: Pexels

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) calcula que cerca de 2,6 milhões de suínos foram eliminados, em países asiáticos, por causa da contaminação com a peste suína africana (PSA). A estimativa leva em consideração os abates preventivos realizados até 23 de maio, informados pelos órgãos federais das nações atingidas.

Na China, foram detectados 133 focos da PSA em 32 províncias, incluindo a região de Hong Kong. Desde a identificação do surto, em agosto do ano passado, 1,129 milhão de animais teriam sido eliminados.

No Vietnã, a epidemia atingiu mais oito províncias, totalizando 38 regiões afetadas pela doença desde 19 de fevereiro. Segundo o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do país, 1,5 milhão de suínos foram abatidos em virtude da infecção com o vírus.

Quanto à Mongólia, desde o primeiro caso detectado em 15 de janeiro, 11 surtos foram notificados em seis províncias e em uma cidade, levando à eliminação de 3.100 mil animais. No Camboja, 2.400 mil animais foram descartados, com um foco detectado em uma província, em 2 de abril.