Portos do Sul continuam a ser afetados pela chuva

Paranaguá permanece fechado desde a última quarta; Rio Grande alterna períodos de  paralisação e abertura

As operações dos portos de Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS), que escoam cargas agrícolas, continuam a ser afetados pelo clima na Região Sul nesta sexta, dia 30. 

No Paraná, os embarques de grãos estão paralisados desde a última quarta-feira, dia 28. No entanto, uma ligeira melhora nas condições do tempo – no início da tarde, caía uma garoa fina no local, com algumas aberturas de sol –, existe a possibilidade de retomada das operações até o final do dia.

Há quatro navios parados no porto de Paranaguá, dois de soja e dois de açúcar. Os comandantes monitoram a meteorologia para evitar que a umidade danifique as cargas. Os embarques de produtos frigorificados estão normalizados.

Em Rio Grande, o porto fechou por volta das 20h desta quinta-feira, dia 29, e reabriu parcialmente na sexta, por volta das 10h30. Durante essa operação parcial, os navios pesados com mais de 12 metros não puderam atracar. 

As operações foram normalizadas ao meio-dia, para todos os tipos de navios. Com tempo nublado por volta das 14h, o porto operava oito manobras de saída e seis de entrada.