Posse: plateia passa por 4 revistas e guarda-chuvas estão proibidos

Pode chover à tarde em Brasília, e isso deve definir se o desfile do presidente eleito será ou não em carro aberto

Agência Brasil

A movimentação já é grande em Brasília para a cerimônia de posse do presidente da República, Jair Bolsonaro. Pelo menos 600 profissionais da imprensa brasileira e estrangeira fazem a cobertura do evento. Eles foram recepcionados a partir de 7h no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funcionou o gabinete de transição de governo, e começaram a ser encaminhados em ônibus para o Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Itamaraty e Praça dos Três Poderes, às 8h, em um trajeto de aproximadamente 10 minutos.

Por enquanto, apenas a imprensa está no Congresso, e o público começa a chegar à Esplanada dos Ministérios.
Quem vai participar da cerimônia de posse passará por um severo esquema de segurança. São cerca de 3.000 profissionais de segurança em atuação nesta terça-feira, dia 1º. O público esperado na Esplanada dos Ministérios é de 500 mil pessoas. Há uma série de restrições quanto a objetos que as pessoas podem portar. Armas, carrinhos de bebê e até guarda-chuvas foram proibidos. A plateia deve passar por pelo menos quatro revistas até chegar próximo à rampa do Congresso.

Nova call to action

A manhã começou chuvosa na capital federal e há 35% de chance de chover na hora em que Michel Temer vai passar a faixa presidencial a Bolsonaro, prevista para as 16h30. O céu está nublado, e a temperatura é de 25° em Brasília.
A possibilidade de chuva, aliás, é o que deve definir se o presidente Jair Bolsonaro vai ou não desfilar em carro aberto. A orientação do Gabinete de Segurança Institucional é para optar por um veículo fechado.

O desfile será as 14h45 da Catedral Metropolitana de Brasília até o Congresso Nacional. Lá, Jair Bolsonaro e o vice-presidente, Hamilton Mourão, vão ser recepcionados pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Eunício Oliveira.

No Plenário será feito o juramento e um discurso para as autoridades. Em seguida, às 16h20, Bolsonaro vai para o Palácio do Planalto, onde sobe a rampa, recebe a faixa de Michel Temer e discursa no Parlatório. À noite, o presidente recepciona chefes de estado em um coquetel no Palácio do Itamaraty.

Segundo informações da Agência Brasil, são 2.000 convidados para a solenidade no Congresso Nacional e mil para o evento no Itamaraty. Além de autoridades nacionais e cerca de 60 delegações estrangeiras, amigos e familiares de Bolsonaro devem comparecer à posse nesta terça-feira.