Diversos

Presidente da Embrapa vai continuar na estatal como pesquisador

Após seis anos à frente da empresa, Maurício Lopes será sucedido por Sebastião Barbosa

mauricio lopes
Foto: Embrapa

Há seis anos na presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes deve continuar atuando na estatal como pesquisador após ser substituído por Sebastião Barbosa, indicado ao cargo pelo Conselho de Administração da Embrapa (Consad).

Durante a divulgação de uma pesquisa que quantificou o desperdício de alimentos no Brasil, Lopes elogiou eleição interna que definiu o substituto. “O processo foi conduzido com toda a transparência, seguindo à risca o que determina a Lei das Estatais, que estabeleceu um procedimento que privilegia primeiro um procedimento aberto a todos que desejavam se apresentar para esse processo. Os candidatos tiveram sua trajetória, seu currículo e as suas experiências analisadas, então, do ponto de vista da Embrapa, estamos absolutamente tranquilos”.

Conforme o Canal Rural antecipou na quarta, dia 19, a indicação do novo presidente ocorreu por decisão do Consad, liderado pelo secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, que garantiu que a decisão foi blindada de pressões externas.

Dezesseis pessoas se candidataram. Delas, foram selecionadas três para avaliação final: Sebastião Barbosa, o ex-ministro da agricultura Luís Carlos Guedes Pinto e o atual diretor da empresa, Cléber Soares.