RECONHECIMENTO

Reportagem sobre retomada de cooperativa vence Prêmio SomosCoop RS

Material foi reconhecido por destacar a força do cooperativismo gaúcho em meio a um cenário de crise

Reportagem produzida pela equipe do Canal Rural RS venceu 1ª edição do prêmio promovido pela Ocergs
Reportagem produzida pela equipe do Canal Rural RS venceu 1ª edição do prêmio promovido pela Ocergs

A reportagem especial produzida pela jornalista Eliza Maliszewski e pelo cinegrafista Marcel Oliveira venceu a primeira edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS. O material mostrou a trajetória de superação da Cooperativa Langhiru, que completou 70 anos e retomou o crescimento após enfrentar uma das maiores crises da sua história. A premiação ocorreu na noite desta segunda-feira (13), em Porto Alegre.

Promovido pelo Sistema Ocergs, o prêmio reconhece iniciativas que fortalecem o cooperativismo e valorizam práticas de gestão e inovação no Rio Grande do Sul. Além disso, a conquista ocorre em um momento simbólico: a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, reforçando a relevância do modelo para o desenvolvimento sustentável.

Para o presidente da Langhiru, Paulo Birck, o reconhecimento por meio do prêmio é um incentivo para seguir avançando. “Merecido reconhecimento e pra nós motivação, porque com certeza vem mais coisa boa pra frente na história da cooperativa”, afirmou.

A história contada na reportagem

Gravada no Vale do Taquari, a reportagem mostrou como produtores de leite e de frango, como Silvani Thies e Nelson Müller, mantêm suas atividades com o apoio da cooperativa. O conteúdo também retratou a fase de reestruturação da Langhiru, que reduziu dívidas, reorganizou a produção e aposta na avicultura e no leite para garantir a sustentabilidade do negócio.

Com 5 mil associados, sendo cerca de 1,4 mil ativos, a cooperativa tem fortalecido o diálogo interno e a participação dos cooperados nas decisões, segundo a atual gestão.

Força do cooperativismo no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul concentra o maior número de cooperados do Brasil, unindo produtores de diferentes portes e regiões. No estado, são 95 cooperativas ligadas ao agronegócio, responsáveis por um faturamento que passou de R$ 22 bilhões em 2015 para quase R$ 50 bilhões em 2023 — um crescimento de 120% na última década.

No mesmo período, surgiram 29 novas cooperativas voltadas ao agro, reforçando a importância do segmento na economia gaúcha.

Orgulho e compromisso

Ao celebrar o prêmio, a repórter Eliza Maliszewski reforçou o papel do jornalismo rural na valorização do cooperativismo.

“Estamos muito honrados. Foi uma oportunidade de mostrar a força das cooperativas do RS e contar a história de uma instituição que superou dificuldades financeiras e a enchente no Vale do Taquari”, disse.

A profissional também destacou o papel do Canal Rural em informar e contar histórias como as do Paulo, da Silvani e do Nelson. “Essa é a nossa missão: estar junto do nosso público, contando histórias que inspiram e fortalecem o setor”, afirmou.