Senar capacita produtores para lucrar mais

Curso gratuito pode ser feito à distânciaGrande ou pequena, com milhares de alqueires ou pouco mais de um hectare, toda propriedade rural pode render e produzir muito mais com planejamento e boa administração. Esse é o foco do curso Negócio Certo Rural, oferecido no portal de ensino a distância do Senar.

A iniciativa pioneira do Senar vem buscando melhorar a gestão dos negócios no meio rural, por meio da capacitação de produtores  em larga escala. Por ser à distância e gratuito, o curso é acessível até mesmo a quem vive nas regiões mais isoladas do país, atraindo um público crescente e variado.

Homens e mulheres, jovens e bem vividos, com formação básica ou pós-graduados, do Oiapoque ao Chuí, uma gente ávida por formação na área do agronegócio, acumulando histórias de sucesso nascidas durante as aulas.

Foi assim que, incentivado a analisar e repensar o seu negócio pra torná-lo mais lucrativo, o produtor Hermínio Cândido decidiu iniciar em seu sítio, no município paulista de Penápolis, uma criação de frango colonial. Aprendeu como fazer um plano de negócio e deu a largada para o novo empreendimento.

– É um curso de alta qualidade profissional e muito prático. Dá pra aplicar tudo o que é ensinado e, com certeza,  fazer sua produção  crescer e render mais.

Novas ideias, planejamento, sucesso garantido

Boas ideias não bastam para levar um negócio adiante. No curso Negócio Certo Rural, o produtor adquire uma nova visão de mercado e começa a colocar na balança tudo o que conta para um empreendimento vitorioso. Aprende a identificar novas oportunidades, a criar projetos e, o mais importante, colocá-los em prática. Enquanto assimila a teoria, ele já vai partindo para a concretização do projeto, desenvolvendo, ainda durante o curso, o plano de negócio, com o levantamento de todos os recursos fundamentais para sua viabilização.

Seu Hermínio, por exemplo, não se aventurou no negócio do frango colonial sem antes colocar tudo no papel. Por ter uma carne menos gordurosa, a ave conquista um número cada vez maior de consumidores preocupados em manter a boa forma e a saúde. Um nicho de mercado promissor e um negócio especialmente interessante para o pequeno produtor.

A viabilidade econômica, entretanto, depende não apenas de se ter os conhecimentos adequados de avicultura, mas também de planejamento, estudo de mercado, investimento em infraestrutura, cuidados sanitários, estar atento à legislação, entre outras coisas. Toda essa soma de fatores, que garantem a qualidade e competitividade do produto, seu Hermínio precisou considerar.

Calculando o capital inicial indispensável, o preço de venda do produto, a rentabilidade, o prazo de retorno, encargos sociais, impostos e tudo o mais que deve constar de um bom planejamento, seu Hermínio partiu primeiro para um voo mais baixo, mas seguro. Atualmente já conta com um plantel significativo e a sustentabilidade do projeto está garantida. E ele também aplica o que aprendeu no curso do SENAR na Escola Técnica João Jorge, onde atua como auxiliar de docência. Complemento os ensinamentos dos professores, orientando os alunos na hora de colocar a teoria em prática. 

– Em apenas dois meses, a gente adquire muito conhecimento, por isso eu sempre recomendo o curso Negócio Certo Rural até mesmo para os professores da escola.

Os interessados  podem se inscrever no portal da EaD SenarO único requisito exigido é ter mais de 16 anos de idade. 

O tutor Leonardo Cabral explica que a linguagem é simples e os alunos sempre contam com seu apoio e também de um monitor para ajudar a resolver qualquer dificuldade. 

– Nosso ambiente possui ferramentas que facilitam o uso pelos alunos. Além disso, eles têm toda a flexibilidade no ritmo do estudo. Cada um mantém seu próprio ritmo e  ainda pode estudar na hora e no lugar que melhor lhe convém.