Tempo

Sexta-feira será de pouca chuva, muito sol e risco de incêndio. Veja a previsão

Não deve chover em nenhum ponto do Centro-Oeste, que conta com risco de novos focos de incêndio

O último dia útil da semana será de tempo firme em boa parte do Brasil. De acordo com boletim da Climatempo, o sol surgirá ao longo do dia na maioria das regiões geográficas do país. A sexta-feira (26) será ensolarada em áreas do Sul, do Sudeste, do Nordeste e do Centro-Oeste — nesta última, aliás, há risco para o surgimento de novos focos de incêndio.

A chuva, por sua vez, se fará presente em trechos do litoral nordestino e em estados do Norte.

Sol, chuva e risco de incêndio

Confira, abaixo, as condições climáticas para as regiões geográficas do país. As informações são da Climatempo e válidas para sexta-feira (26).

  • Sul

As condições de tempo não mudam em Santa Catarina, no Paraná e em boa parte do Rio Grande do Sul. O tempo fica bem aberto no interior paranaense, centro-oeste catarinense e oeste e norte gaúcho.

Nas demais áreas da região, o sol ainda divide espaço com variação de nuvens e até chuva isolada pela manhã nas regiões gaúchas de Bagé e Rio Grande. As temperaturas ficam em elevação à tarde em Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC). Tarde com temperaturas amenas na Grande Curitiba (PR).

  • Sudeste

O tempo fica bem aberto no centro-oeste e sul de São Paulo. Nas demais áreas da região, o tempo fica estável com sol e variação de nuvens, provocadas por um cavado (área alongada de baixa pressão). Não há, contudo, previsão de chuva na maioria das áreas.

Na região, pode chover apenas no extremo nordeste de Minas Gerais. Todas as capitais do Sudeste ficam com temperaturas em elevação no período da tarde.

  • Centro-Oeste

O tempo fica bem aberto na maior parte de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, o sol aparece com poucas nuvens. Não há previsão de chuva para nenhuma parte do Centro-Oeste. As temperaturas elevadas e a baixa umidade do ar ainda são destaques no Centro-Oeste.

Mas há um alerta: com o predomínio de tempo seco, aumenta o número de focos de incêndio, sendo provocados em muitos casos por ações antrópicas, como o descarte de bitucas de cigarros na vegetação. “Podem ser evitadas essas e outras ações, como, por exemplo, não queimar restos de lixos, podas, folhas e não queimar a vegetação”, orienta a equipe da Climatempo.

incêndios e estiagem deixam cidades de mato grosso do sul em situação de emergência - ascom cbm-ms
Foto: CBM-MS
  • Nordeste

Predomínio de tempo firme em todo o território do Piauí e do Ceará, no interior baiano, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Já entre o litoral e o oeste do Maranhão, há previsão de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde.

Da costa da Bahia até a costa potiguar , há condições de chuva, sendo mais isolada no território potiguar e mais frequente nas demais áreas citadas. Sendo Teresina, Fortaleza e São Luís as capitais com as maiores  temperaturas máximas previstas, na sexta-feira.

  • Norte

Há condições para pancadas de chuva com trovoadas; isso por causa das instabilidades tropicais, na maior parte do Amazonas e do Pará, em Roraima, no Amapá e na capital de rondoniense. Por outro lado, no Acre, maior parte de Rondônia e no Tocantins, o tempo fica firme ao longo da sexta-feira.

As temperaturas máximas seguem elevadas, a partir de 30°C, sendo as capitais com as maiores máximas previstas Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).