Sociedade Rural Brasileira defende venda de terras para estrangeiros | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Sociedade Rural Brasileira defende venda de terras para estrangeiros

Entidade apoia aquisição de áreas no Brasil por empresas e pessoas de outra nacionalidade "de maneira total e irrestrita"

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) voltou a defender, em nota divulgada nesta quinta, dia 2, a liberação da venda de terras no Brasil a estrangeiros “de maneira total e irrestrita”. Segundo o presidente da entidade, Gustavo Diniz Junqueira, “impor freios e limitações em determinadas áreas pode representar ameaças à segurança jurídica e afugentar a retomada de investimentos no país”.

A entidade explica que decidiu se manifestar em resposta a grupos que estão se movimentando após a sinalização que teria sido dada pelo presidente interino Michel Temer de rever o parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), que vetou a aquisição de propriedades rurais por investidores estrangeiros em 2010.

“Defendemos tratamento isonômico entre empresas brasileiras de capital nacional e empresas brasileiras de capital estrangeiro. Investidores sérios não têm cara ou nacionalidade”, diz Junqueira, lembrando que a SRB foi a primeira entidade a questionar judicialmente a restrição da AGU, no Supremo Tribunal Federal (STF), em abril de 2015.

Ainda conforme a nota, nas últimas duas semanas Junqueira reuniu-se em Brasília com o ministro do STF Marco Aurélio Mello e já havia encontrado o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para tratar do projeto de lei 4059/2012, em tramitação no Congresso. “Apesar de favorável ao projeto, Maggi defende que sejam estabelecidas limitações em áreas de grãos, mantendo liberação irrestrita apenas a outras culturas, como cana, laranja e eucalipto, e distante das áreas de grãos do Centro-Oeste”, informa. 

Sair da versão mobile