Diversos

Morre Tarso Teixeira, superintendente do Incra no RS e diretor da Farsul, vítima da Covid-19

Teixeira tinha 69 anos e estava internado desde o início de dezembro; entidades e parlamentares prestaram homenagens após divulgação da notícia

Tarso Teixeira
Foto: Reprodução

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Rio Grande do Sul e diretor vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). Teixeira tinha 69 anos e estava internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde o início de dezembro. Ele deixa esposa, três filhos e dois netos.

Nome reconhecido no agronegócio gaúcho, recebeu homenagem das entidades da qual fazia parte. Segundo o Incra, Teixeira dirigia a regional desde 2019 e havia priorizado a titulação definitiva de áreas de reforma agrária e a articulação de parcerias com prefeituras e entidades para investimentos em infraestrutura e na cadeia produtiva dos assentamentos.

“À frente da equipe, a superintendência entregou títulos de domínio para cerca de 300 famílias assentadas no Estado. Ao destacar ações e projetos, ele também divulgou o cinquentenário da autarquia, comemorado no ano passado”, disse o órgão.

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com especialização em Estratégia e Geopolítica, Teixeira era técnico aposentado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do RS, trabalhou em cooperativas e atuou no sindicalismo rural.

O Sistema Farsul destacou que ele era reconhecido como “um grande defensor dos produtores rurais e do agronegócio, especialmente do direito à propriedade”. Tarso Teixeira integrou a diretoria da Farsul em mais de uma gestão, sendo atualmente diretor vice-presidente. “Diretores e funcionários da Farsul, Senar-RS e Casa Rural se solidarizam com seus familiares”, finalizou a nota.

O senador Luis Carlos Heinze classificou Teixeira como o “ruralista e amigo de tantas lutas”. “Estamos de luto com a perda deste grande homem”, comentou em uma rede social.

A morte também foi lamentada pelo deputado federal Jerônimo Goergen. “Perdemos um grande amigo e líder do agronegócio. Tarso Teixeira, um homem atuante e mobilizador. Uma pessoa do bem que gostava de estar junto aos produtores em todas as horas e causas”, escreveu.

Segundo informações obtidas pelo Canal Rural, o sepultamento ocorrerá na cidade de São Gabriel (RS).