BDM EXPRESS

Agenda global não alivia na semana mais curta

O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos

Agenda global não alivia na semana mais curta

A semana mais curta da Páscoa fecha a B3 e as bolsas globais na 6ªF, mas mesmo sem mercado neste dia, NY tem agenda importante, com o PCE de fevereiro e a participação de Powell em evento. Um dia antes, sai a revisão do PIB/4Tri nos EUA. O maior receio é de que dados fortes abalem a perspectiva de três cortes do juro este ano.

Por aqui, as atenções do mercado se dividem entre o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), na 5ªF, o IPCA-15 de março (3ªF) e especialmente a ata do Copom, amanhã. O comunicado do BC deixou uma ponta solta na semana passada, quando não detalhou as “incertezas domésticas” que justificaram a mudança do forward guidance, agora limitado a um reunião apenas (maio).

O investidor espera pela ata para confirmar as suspeitas de que o Copom está preocupado com as incertezas fiscais. Na ata, o BC tanto pode manter a sinalização de novo corte da Selic de meio ponto depois de maio, como pode reduzir para 25pbs ou até interromper o processo de queda em junho.

MAIS AGENDA – Aliviada a pressão do reajuste das mensalidades de cursos formais, o IPCA-15 de março deve desacelerar amanhã para 0,32%, contra 0,78% em fevereiro. Ainda do lado da inflação, a semana reserva as prévias do IPC-S (hoje, às 8h) e IPC-Fipe (amanhã), além do IGP-M fechado do mês (4ªF). O mercado de trabalho também estará em foco com o Caged (4ªF) e Pnad (5ªF) de fevereiro.

Devido à operação-padrão dos servidores do BC, a nota do setor externo de fevereiro (transações correntes e IDP), que sairia hoje, foi adiada para 4/5 e os dados fiscais do setor público consolidado passaram de 4ªF para o dia 5 de abril.

BALANÇOS – JBS divulga resultado amanhã, quando saem ainda CVC, Rede D’Or e Gafisa. O balanço da Americanas também estava previsto para esta 3ªF, mas foi adiado para até o dia 28/5. Hoje, após o fechamento, saem Casas Bahia, Minerva, Soma, JHSF, Light, Movida e Rumo. Na 4ªF, é a vez de Marfrig, Marisa, Bradespar, Cosan e Oi. Já a 5ªF reserva os balanços trimestrais da Azul, Gol e IRB Re.

MACRON – A visita ao Brasil, onde chega amanhã, prevê a assinatura de 15 atos bilaterais com Lula e agendas intensas por quatro Estados (Pará, Rio, SP e Brasília), com visita ao Congresso e reunião com lideranças indígenas.

LÁ FORA – O Fed boy Raphael Bostic, que na 6ªF projetou apenas um corte nas taxas de juros este ano (abaixo), fala em evento hoje, às 9h25. A diretora do BC norte-americano, Lisa Cook, discursa em aula às 11h30.

Na agenda dos indicadores nos EUA, o Fed de Chicago divulga o índice de atividade nacional em fevereiro (9h30). Às 11h, saem as vendas de moradias novas no mês passado. Mas a expectativa da semana é pelo PCE e PIB. Em Luxemburgo, Lagarde participa de evento hoje (7h). Na 4ªF, o BC da África do Sul BC decide juro.

CHINA – O PMI composto oficial de março será divulgado sábado e o PMI/S&P Global industrial sai na noite de domingo.

O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos. Conheça todos os produtos do Bom Dia Mercado.