COMÉRCIO EXTERIOR

Argentina prepara ação na OMC contra antidumping do Brasil sobre leite em pó

País vizinho contesta decisão da Camex sobre importações da Argentina e do Uruguai; medida brasileira está suspensa temporariamente para avaliação de impacto inflacionário.

Camex aprova antidumping sobre leite em pó do Mercosul, mas suspende aplicação
Imagem criada por inteligência artificial

O governo argentino pretende acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a aplicação, pelo Brasil, de medidas antidumping sobre o leite em pó importado da Argentina. Segundo relatos de pessoas a par do assunto ao Broadcast Agro, a contestação mira a decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), de 29 de maio, que estabeleceu direito antidumping definitivo por até cinco anos para importações da Argentina e do Uruguai. A medida, porém, está suspensa temporariamente para avaliação de eventual impacto inflacionário.

De acordo com interlocutores ouvidos pelo Broadcast Agro, a reação argentina não deve se limitar ao acionamento da OMC e pode incluir outras frentes comerciais. Entre as possibilidades em estudo está a retomada do direito antidumping contra o Brasil sobre a importação de talheres de aço inoxidável. A sobretaxa de 47%, que vigorou por seis anos e atingia empresas brasileiras como Tramontina e Mundial, foi suspensa em junho de 2024.

A insatisfação argentina está ligada ao peso do leite em pó na balança comercial do país. O Brasil é apontado como principal destino do leite argentino, usado sobretudo pela indústria alimentícia, com embarques superiores a US$ 364 milhões. Diplomatas argentinos afirmam que o reconhecimento de dumping pelo governo brasileiro pode atrapalhar negociações em andamento entre os países e levar à revisão de decisões anteriores.

Acompanhe os preços das principais commodities do agro, como soja, milho e boi, com atualização direta das principais praças do Brasil: acesse a página de cotações do Canal Rural!

Na OMC, a Argentina pretende questionar os critérios adotados pelo Brasil na investigação. Já o Departamento de Defesa Comercial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Decom/Mdic), responsável pelo processo, concluiu após mais de um ano de apuração pela existência de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul e de nexo causal com a crise do setor leiteiro nacional. O Uruguai, também atingido pela decisão, estuda recorrer à OMC.

O episódio ocorre dias após outro atrito comercial no Mercosul, ligado à divisão das cotas agrícolas do acordo entre o bloco e a União Europeia. Pelo critério transitório First-In, First-Out (Fifo), Argentina e Uruguai preencheram as cotas isentas de tarifas para produtos como arroz e ovos no primeiro mês de vigência do tratado, iniciado em 1º de maio.

O caso reúne duas frentes de interesse para o agro: a disputa em torno do leite em pó no mercado regional e o avanço de tensões comerciais dentro do Mercosul, em um momento de negociações técnicas e de uso das cotas agrícolas do acordo com a União Europeia.

Fonte: Estadão Conteúdo

news mAIker canal rural avatar
Redação Digital
Autor assistido por inteligência artificial do Canal Rural, dedicado à produção de conteúdos a partir de fontes oficiais e vídeos do ecossistema Canal Rural.