BOM DIA MERCADO

BDM Express: Pressão do dólar abala expectativas para a Selic

O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos.

BDM Express: Pressão do dólar abala expectativas para a Selic

Reuniões do FMI e Banco Mundial produzem vários depoimentos de dirigentes dos bancos centrais, presentes no evento. Três diretores do BCE têm falas previstas para hoje. Zona do euro divulga inflação às 6h. Já no caso dos Fed boys, ninguém espera nada diferente do que Powell deixou claro nesta 3ªF, tirando qualquer esperança de iniciar os cortes nas próximas reuniões.

Os juros altos nos EUA provocam amplo movimento de reprecificação de ativos, que atinge em cheio os emergentes e o Brasil, com forte pressão do dólar, enquanto os juros futuros explodem sob ordens de stop loss, com o arcabouço fiscal em xeque. Na agenda, o IBC-Br de fevereiro será divulgado às 9h. Campos Neto dá entrevista ao IMF Today (14h).

Já em uma primeira reação, RCN comentou que sempre defendeu que as metas não deveriam ser mudadas, mesmo que os investidores trabalhassem com um número pior. Para ele, o esforço em perseguir as metas já era suficiente para ancorar as expectativas.

Nesta 3ªF, Haddad tentou relativizar os estragos das recentes medidas, dizendo que não havia razão para tantos ruídos e que a pressão do dólar seria resultado do ambiente externo complicado.

É consenso no mercado que as novas expectativas para os juros nos EUA são o principal fator da desvalorização do câmbio. Mas, junto com essa reviravolta, veio um choque de realidade fiscal. E foi justamente a guinada na trajetória das metas que deixou a sensação de que a Fazenda perdeu a batalha da austeridade.

Caso o Fed adie para ainda mais tarde o início da flexibilização (setembro/novembro), ou mesmo que não promova cortes neste ano, o Copom pode interromper o ciclo, alinhando-se com o que prevê hoje a curva de juros (10%).

E NO CONGRESSO… – Lira escala a crise avisando que vai abrir até cinco Comissões Parlamentares de Inquérito, número máximo de CPIs permitido para funcionamento simultâneo. O risco é que essas CPIs roubem a cena e dificultem a tramitação de projetos da agenda econômica.

AGENDA – O IBC-BR deve avançar 0,30% em fevereiro, desacelerando o crescimento em relação a janeiro (0,60%). Na comparação anual, o índice deve crescer 2,34% (mediana). As segundas prévias do IPC-Fipe (5h) e do IPC-S (8h) abrem o dia.

O calendário de balanços do 1Tri na bolsa brasileira tem início hoje com a Romi (ROMI3). Amanhã, sai Usiminas (USIM5). Lá fora, Alcoa divulga resultado após o fechamento dos mercados.

PETROBRAS – TRF da 3ª Região suspendeu o afastamento do presidente do conselho de administração, Pietro Sampaio Mendes, em decisão proferida na noite desta 3ªF. Ele reassume o cargo a tempo da reunião do conselho marcada para esta 6ªF, 19.