Economia

Brasil precisa diminuir dependência da China, diz Hamilton Mourão

Para o vice-presidente, o país precisa diminuir sua dependência com a China, que é o principal importador da soja brasileira

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participou nesta segunda-feira (16) da cerimônia de abertura do 9º Congresso Brasileiro de Soja – Mercosoja 2022, que acontece em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Para ele, o país precisa diminuir sua dependência com a China, que é o principal importador da soja brasileira. “Temos que procurar novos mercados”, disse.

Segundo Mourão, o Brasil está fazendo este trabalho de prospecção de novos mercados. “Estamos apostando no sul da África, no sul da Ásia e no Oriente Médio”, enumera.

China, Brasil, BRICS, Bolsonaro, Xi Jinping,
Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

A China importou 14,851 milhões de toneladas de soja do Brasil de janeiro a março de 2022, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.

O volume é 35% superior às 10,989 milhões de toneladas em igual período de 2021.

Em segundo lugar, ficou a Espanha, com 1,008 milhão de toneladas, 53% acima de igual período do ano passado. A Holanda aparece em terceiro lugar, com 612,7 milhões de toneladas, queda de 52% ano a ano.

No geral, as exportações brasileiras de soja em grão totalizaram 20,978 milhões de toneladas de janeiro a março de 2022.

Em igual período do ano passado, foram 15,389 milhões de toneladas.

Outro ponto que foi destacado por Mourão foi a necessidade de uma organização da América do Sul, para o aumento ainda maior da competitividade no mercado internacional exportador.

“Algo como a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) dos alimentos”, exemplificou.