China espera alcançar relações sem conflito com os EUA, diz governo Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

China espera alcançar relações sem conflito com os EUA, diz governo

Nesta sexta, 24, o Ministério de Relações Exteriores chinês anunciou o fim da licença para as operações do consulado norte-americano na cidade de Chengdu

acordo entre china e estados unidos
Foto: Casa Branca/divulgação

A China espera alcançar relações sem conflitos e de respeito mútuo com os Estados Unidos, afirmou o ministro de Relações Exteriores chinês, Wang Yi, em meio à escalada das tensões entre os dois países.

“A China ainda espera alcançar nenhum conflito, nenhum confronto, respeito mútuo e cooperação ganha-ganha com os Estados Unidos. Mas defenderemos firmemente a soberania e a dignidade nacional”, disse Wang, em videoconferência com o ministro de Relações Exteriores alemão, Heiko Mass.

“A China não dançará ao som da música dos Estados Unidos, nem permitirá que os Estados Unidos façam o que querem”, segundo o ministro chinês. “As dificuldades atuais são criadas pelo lado dos Estados Unidos, que tem o objetivo de atrapalhar o desenvolvimento da China”, acrescentou.

Mais cedo, o Ministério de Relações Exteriores chinês anunciou o fim da licença para as operações do consulado dos Estados Unidos na cidade de Chengdu, como retaliação à decisão de norte-americana de encerrar abruptamente a missão chinesa em Houston.

Os Estados Unidos justificaram a decisão alegando uma necessidade de proteger a propriedade intelectual norte-americana e dados privados. O secretário de Estado Norte-americano, Mike Pompeo, disse ontem que o consulado chinês era um hub de espionagem.

Sair da versão mobile