Economia

Como saber se meus dados foram vazados na internet e usados para pedir empréstimo?

Sistema do Banco Central relata todos os empréstimos e contratos financeiros; caso algo incomum seja notado, a dica é buscar a instituição financeira

Um mega vazamento de dados de quase toda a população brasileira tem deixado o sistema financeiro em alerta, já que golpistas estão usando CPFs e outras informações para pedir empréstimos e abrir contas em bancos. Ao todo, 223 milhões de números de CPF foram expostos e um serviço do Banco Central ajuda a descobrir se houve uso indevido dessas informações.

O site Registrato permite saber quais movimentações financeiras estão acontecendo pelo seu CPF. Basta fazer um cadastro no aplicativo do banco no celular ou pela internet para controlar a sua situação financeira. Em caso de golpe, o indicado é entrar em contato com o banco e pedir o cancelamento.

Passo a passo

No site do Banco Central, você pode consultar relatórios de movimentações de chaves do Pix, empréstimos, financiamentos e abertura de contas em instituições financeiras. Clique aqui e inicie o cadastro.

O sistema é intuitivo e é dividido entre pessoa física ou jurídica.

Credenciamento pelo celular

Ao iniciar o cadastro, vá ao aplicativo do seu banco no celular e consulte um PIN. A própria página indica qual o caminho de acordo com a instituição financeira.

Após obter este número do PIN, continue o preenchimento no site do Banco Central. Se você possui conta em mais de um banco, escolha apenas um para concluir o cadastro.

 

Após concluir a inscrição no site Registrado, faça o login utilizando a senha cadastrada. Pronto. Na próxima página poderá consultar tanto as possíveis dívidas como a situação com os bancos.