Daoud: Aumento da mistura do biodiesel ao diesel pode trazer benefício no longo prazo Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Economia

Daoud: Aumento da mistura do biodiesel ao diesel pode trazer benefício no longo prazo

Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, a maior concentração de biodiesel ao diesel reduz a emissão de gases poluentes, visando maior benefício ambiental

O Governo Federal anunciou nesta segunda-feira, 12, que o 81°  leilão de biodiesel vai ter mistura obrigatória de 12% do biocombustível no diesel. A medida acontece após uma redução temporária para 10% nos dois leilões anteriores, quando os preços altos da soja impulsionaram a cotação do produto, que é derivado do grão.

Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, é necessário avaliar os benefícios a longo prazo. “Esse vai e vem da mistura do biodiesel ao diesel gera uma insegurança muito grande porque hoje nós temos que analisar o custo benefício. Isso não quer dizer que o custo sempre precisa estar abaixo do benefício, muitas vezes o benefício é maior”, pontua.

Daoud ainda ressalta que quanto maior a concentração de biodiesel à mistura, maior será a redução na emissão de gases poluentes. “O correto hoje seria 13%, quanto mais se mistura o biodiesel ao diesel, aumenta e melhora a qualidade do ar, auxiliando a questão ambiental”, diz.

O comentarista ainda pontua a importância de uma política de ajuste de preço dos combustíveis. “Não temos uma definição da política de reajustes de preços dos combustíveis. O benefício que se reduzir centavos no preço do combustível, em função de diminuir a mistura, é desastrosa para o setor que é um monstro na nossa agropecuária. O custo é alto, mas o benefício promovido é muito maior, pois ao longo prazo, fixa uma posição concreta neste setor”, conclui.

Sair da versão mobile