INSUMO

México abre mercado de pepsina suína ao Brasil

Nos quatro primeiros meses deste ano, o país da América do Norte importou mais de US$ 1,01 bilhão em produtos agrícolas nacionais

suínos, circovirose, reprodução suína
Foto: Seara

O governo brasileiro recebeu autorização para exportação de pepsina suína do Brasil para o México. O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta quinta-feira (23).

O que é pepsina suína?

Trata-se de um produto de origem animal amplamente utilizado nas indústrias alimentícia e farmacêutica, utilizado como insumo para a produção de suplementos nutricionais e
alimentos processados.

Nos quatro primeiros meses de 2024, o México importou mais de US$ 1,01 bilhão em produtos agrícolas do Brasil, sendo o nono maior destino das exportações nacionais nesse setor. Os principais produtos comprados foram soja em grãos, cereais e carnes.

44 mercados em 2024

O anúncio mexicano soma-se a outras aberturas do mercado daquele país para o Brasil neste ano: em janeiro, para exportação de material genético asinino; no início deste mês de maio, para óleo de aves e de peixes destinados à alimentação animal.

Em 2024, já foram abertos 44 mercados em 26 países, totalizando 122 novos mercados em 51 países desde o início do terceiro mandato do presidente Lula.