Indicador mostra melhora no poder de compra de fertilizantes no Brasil Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Indicador mostra melhora no poder de compra de fertilizantes no Brasil

Depois de sete meses de alta, o Índice de Poder de Compra de Fertilizantes, desenvolvido pela Mosaic, registrou queda em janeiro

Após sete meses seguidos em alta, o Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), desenvolvido pela Mosaic, atingiu 1,50 em janeiro, o menor patamar desde outubro do ano passado. Em dezembro de 2021, o IPCF estava em 1,69, o que apontava um cenário desfavorável aos produtores na aquisição dos insumos naquele momento.

Segundo o indicador, os principais motivos para essa melhora no IPCF são os preços das commodities agrícolas, sobretudo soja, milho e algodão, que tiveram alta em relação ao último mês devido às quebras de safra anunciadas após eventos climáticos adversos, principalmente na Região Sul do Brasil.

O preço médio dos fertilizantes apresentou queda em janeiro, liderado principalmente pelos nitrogenados, que têm a janela de comercialização se fechando no Brasil e encontrando pouco suporte de outras geografias.

Por outro lado, foi observado um reajuste para o potássio no período e o mercado segue observando a evolução das questões macroeconômicas envolvendo a Bielorrússia, além da crise entre Rússia e Ucrânia. Importante salientar que a demanda global, assim como no Brasil, continua forte. Aliada aos fatores mencionados, suportam os preços.

Apesar dos eventos climáticos, a rentabilidade das principais lavouras no Brasil continua positiva e há otimismo para a safra 2021/22.

A nova estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada em fevereiro, aponta para um crescimento na produção de grãos frente à temporada 2020/21. De acordo com o levantamento, o Brasil deve produzir um volume total de 268,2
milhões de toneladas, um incremento de 5% ou 12,8 milhões de toneladas.

Divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes, o IPCF consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas.

fertilizantes insumo NPK convênio 100 soja
Foto: Daniel Popov/Canal Rural
Sair da versão mobile