Taxa de juros para financiamento rural pode ficar mais alta em 2022, diz Daoud Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Taxa de juros para financiamento rural pode ficar mais alta em 2022, diz Daoud

Comentarista do Canal Rural afirma que, com base nos atuais índices econômicos, há tendência de o crédito ficar mais caro ao produtor

Com base nos índices econômicos que o Brasil vem registrando atualmente, o comentarista Miguel Daoud acredita que as taxas de juros para financiamento rural podem ficar mais altas em 2022.

Entre os fatores que justificam esse temor está a elevação da alíquota para o depósito compulsório, que é um mecanismo utilizado pelo Banco Central para cumprir a política monetária. Em março de 2020, a taxa passou de 25% para 17%, e agora voltou a subir, para 20%. A alteração representa a retirada de circulação de R$ 42 bilhões; com menos dinheiro circulando, os financiamentos tendem a ficar mais caros.

As atuais projeções de queda no PIB e estimativa de mais de 10% na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao fim de 2021 ajudam a pavimentar esse cenário de pressão sobre os juros no ano que vem.

Sair da versão mobile