TENSÃO COMERCIAL

Trump diz que deve conversar com Lula 'em algum momento' sobre taxação de produtos brasileiros

O aceno de negociação vem após republicano anunciar taxação de 50% sobre produtos brasileiros

Lula parabeniza Trump pela vitória e destaca importância do diálogo global

Donald Trump disse nesta sexta-feira (11) que deve conversar com Lula “em algum momento, mas não agora” sobre a taxação de 50% das exportações brasileiras. A declaração foi feita para a repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo, durante entrevista com jornalistas.

O aceno de uma possibilidade de negociação com Brasil do presidente americano vem após Trump anunciar na quarta-feira (9) enviar uma carta para Lula, anunciando uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A previsão é que a nova taxa entre em vigor m 1º de agosto.

Ainda durante a entrevista, o republicano defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Ele [Lula] está tratando o presidente Bolsonaro de forma muito injusta”, continuou Trump. “Eu o conheço bem, já negociei com ele e ele é um bom negociador. Posso te falar que ele é um homem muito honesto e ama o povo brasileiro”, disse.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Reação do governo brasileiro

Após o anúncio de Trump, Lula divulgou uma mensagem dizendo que o Brasil pode utilizar a Lei da Reciprocidade, caso o aumento da tarifa se confirme. Além disso presidente brasileiro dado declarações à imprensa que pretende continuar negociando e que está aberto ao diálogo com os EUA, mas que não admitirá interferência externa no país. “O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”, afirmou.