
Curitiba tem ganhado destaque no cenário nacional com ações voltadas ao turismo inteligente. Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, participou de um encontro para debater as potencialidades do Ecossistema Destino Turismo Inteligente (DTI) da capital, modelo que tem transformado a forma como a cidade recebe e envolve seus visitantes.
Com a participação de instituições como Sebrae/PR, Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT), Fecomércio PR e o Sistema Ocepar, o evento abordou as principais características do turismo inteligente na cidade e as perspectivas para o futuro da área.
A visita de Lima aconteceu por meio do projeto Sebrae Pelo Brasil, uma série de agendas que aproximam a diretoria nacional de ações locais com alto impacto no cotidiano de empreendedores.

Durante o percurso, foram apresentados dois produtos típicos que representam a identidade da capital: a broa de centeio e a carne de onça, ambos reconhecidos com o selo de Indicação Geográfica (IG).
Ao avaliar as iniciativas locais em favor do turismo inteligente, o presidente do Sebrae se colocou com um parceiro fundamental para impulsionar o setor na região.
Vamos, com o apoio do Sebrae/PR, intensificar a nossa presença junto ao turismo que é destaque na capital e em todo o Paraná”, afirmou Lima.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Experiências conectadas com inovação e cultura local
O conceito de turismo inteligente surgiu na Espanha como uma forma de valorizar os destinos turísticos por meio de soluções tecnológicas, sustentáveis e inclusivas.
No Brasil, a metodologia DTI foi adotada em 2021 e, desde então, tem sido aplicada em cidades que buscam transformar sua relação com o visitante.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2025, os pequenos negócios do setor prometem gerar cerca de 350 mil novos postos de trabalho, reforçando a tendência de crescimento do turismo paranaense: o setor teve um aumento de 7,1% entre fevereiro de 2024 e janeiro deste ano.
Das 171 mil empresas turísticas do Estado, 89% delas são de pequeno porte, conforme indicam números da Receita Federal.
Curitiba se destaca nesse processo por integrar tecnologia, acessibilidade e tradição, criando experiências turísticas completas.
A cidade, com o apoio do Sebrae/PR, tem mostrado que inovação e identidade local podem caminhar juntas, impulsionando negócios e movimentando a economia de forma sustentável.